postado em 13/05/2009 15:52
Um dos mais seletivos e desafiadores circuitos do calendário da Stock Car. Esse é o palco da quarta etapa da temporada 2009 da categoria, que será realizada neste domingo, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. E é lá que Luciano Burti buscará repetir os bons resultados obtidos desde 2005, ano de inauguração da pista gaúcha e de sua estreia na categoria.
Em 2007, Burti subiu ao pódio depois de conquistar o segundo lugar na corrida. No ano anterior, o paulista largou na pole position e em 2005, iniciou a disputa na segunda fila. "Com exceção do ano passado, quando enfrentei problemas no classificatório, sempre andei bem em Santa Cruz", comemora o piloto.
"Espero ter um carro competitivo para conseguir uma boa performance e conquistar mais uma vez um ótimo resultado. A base técnica da equipe para essa pista é muito boa e certamente isso vai ajudar", continua Burti, que corre pela Boettger Competições.
O ex-piloto de F-1 também destacou as principais características do circuito. "Gosto muito do traçado. Ele possui curvas de baixa, média e alta velocidade, além de subidas e descidas. Com certeza ele é bem completo e exige arrojo e técnica", acredita.
Luciano, 18º no campeonato, com nove pontos, espera que as dificuldades enfrentadas com os pneus em Brasília não se repitam. Na ocasião, o carro, até então competitivo com pneus velhos, foi muito mais lento com pneus novos durante a tomada de tempo. "A fábrica da Goodyear nos Estados Unidos já está sabendo do problema e eles irão analisar o acorrido e tomar as devidas providências", afirmou.
As atividades terão início nesta sexta, a partir das 13h10 (horário de Brasília), com a realização dos treinos livres. A sessão classificatória está marcada para o sábado e, no domingo, a largada acontece às 11 horas.
A liderança do atual campeonato da Stock Car é de Valdeno Brito, que soma 39 pontos, três a mais que Allam Khodair. Paulo Salustiano é o terceiro, com 32.