postado em 13/05/2009 16:19
Depois de jogar duas vezes em quatro dias, o elenco da Portuguesa ganhou uma folga de dez dias antes de entrar em campo pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Figueirense. O período foi comemorado pelo elenco e pelo técnico Paulo Bonamigo, que pretende trabalhar para buscar o equilíbrio na equipe, especialmente após a atuação irregular na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza nesta terça-feira.
"Tivemos inteligência na forma de jogar e chegamos com facilidade, mas não conseguimos transformar as chances em gol, e aí o adversário começou a acreditar e a se empolgar. Finalizamos 26 vezes, enquanto o adversário, 10. Temos que equilibrar isso aí, não dá para ficar dando chance", afirmou o comandante, após a partida no Canindé, evidenciando o ligeiro destempero do time no confronto.
Apesar de dominar os avanços ofensivos e ter a absoluta posse de bola, a Portuguesa viu o Fortaleza chegar com muito perigo, ainda que em raras oportunidades. Em uma delas, no segundo tempo, Edson conseguiu empatar e quase complicou o anfitrião. O gol da vitória só saiu aos 33 minutos, em cabeçada de Bruno Rodrigo. O zagueiro é outro a exaltar a importância dos dez dias na melhora do time.
"A Série B é um campeonato muito disputado, e as equipes que jogam fora praticamente focam no sistema defensivo, jogando com 11 atrás e aproveitando o contra-ataque. Nosso time se expôs demais e acabou levando perigo do Fortaleza. Também temos que saber defender, e os que defendem têm que se entender em campo. Esses 10 dias serão bons para definir isso também", disse Bruno Rodrigo.
A preocupação da Portuguesa faz sentido. No próximo sábado, às 16h10 (de Brasília), o time enfrenta o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Apesar de ter feito apenas uma partida, o alvinegro catarinense impressionou: venceu o Ipatinga por 3 a 0 apresentando bom futebol. Em outro duelo entre times rebaixados no Brasileirão de 2008, a Lusa quer destino diferente no sul do país.
"Para jogar fora, vamos ter que ter uma preocupação com a defesa também, até porque o Figueirense começou muito bem a Série B. Vamos ter que ter equilíbrio: saber defender e atacar. Também não dá para ficar recuado, porque quem recua deixa espaço. Mas atacar por atacar também não pode. Vamos ter que buscar essa consciência", complementou Bruno Rodrigo.