postado em 13/05/2009 19:32
O Barcelona confirmou sua boa fase ao derrotar o Athletic Bilbao por 4 a 1, em Valencia, e conquistar o título da Copa do Rei. Para chegar ao título, o time catalão contou com uma excelente atuação no início do segundo tempo, quando envolveu o adversário e definiu sua vitória.
Agora, a equipe volta suas atenções para o Campeonato Espanhol, em que pode ser campeão no final de semana, e da Liga dos Campeões, onde enfrentará o Manchester United na decisão, no dia 27 de maio, em Roma. Com a conquista, o Barcelona encerra um jejum de 11 anos sem vencer a Copa do Rei e passa a acumular 27 títulos da competição.
Apesar da goleada, o time catalão levou um susto no primeiro tempo. O Athletic Bilbao foi ousado no início do duelo e abriu o placar aos oito minutos, com Gaizka Toquero, aproveitando-se de uma atuação apagada do adversário. O Barcelona, porém, aos poucos, reagiu, equilibrou o duelo e começou a criar chances de gol. A equipe dirigida por Guardiola conseguiu empatar o duelo aos 31 minutos, em jogada individual do marfinense Yaya Touré.
Na etapa final, o Barcelona definiu a sua vitória rapidamente. Aos dez minutos, o argentino Lionel Messi virou o duelo. O Athletic Bilbao não teve tempo para se recuperar do segundo gol e teve sua meta vazada aos 13, por Bojan Krkic. Aos 19 minutos, Xavi Hernandez fez o quarto gol do Barcelona, em cobrança de falta, confirmando a conquista da Copa do Rei. No restante do duelo, a equipe catalã apenas administrou a vantagem, até comemorar a conquista de seu primeiro título na temporada 2008/2009.