postado em 15/05/2009 08:50
O Gama vai virar vitrine do Corinthians-AL na Série C do Campeonato Brasileiro em troca de 30% a 50% de futuras negociações com o mercado europeu. Um dos maiores exportadores de ;pé-de-obra; do futebol nacional, com transferências como a do meia Deco (Chelsea, da Inglaterra) e do zagueiro Pepe (Real Madrid, da Espanha), o clube nordestino acertou o empréstimo de sete jogadores e até do gerente, Mauro Ramos, para o alviverde candango na terceirona.
Os reforços (ver quadro) chegam a praticamente uma semana da estreia, contra o América-MG, em Belo Horizonte, no dia 24. Seis deles se apresentam amanhã. O atacante Luís Carlos só deve aparecer no domingo. Dos seis que participaram da boa campanha do genérico corintiano no Campeonato Alagoano, os destaques são o goleiro Veloso, o meia Marco Antônio e o centroavante Luís Carlos, um dos artilheiros do time, com seis gols.
O Corinthians-AL já está eliminado do estadual, mas ainda pode ser vice-campeão se o ASA ganhar também o segundo turno. Por sua vez, o meia Victor Hugo nem chegou a atuar pelo clube. Vem como um dos destaques do Friburguense na sétima posição do Campeonato Carioca, com quatro gols. Do pacotão, o clube nordestino pretende negociar dois jogadores com o futebol europeu durante a janela de transferências de agosto.
A primeira fase da Série C termina em 2 de agosto. As quartas de final, funil que define as quatro vagas para a segundona de 2010, estão previstas para 9 e 16 de agosto. O presidente do Gama, Paulo Goyaz, promete controlar a liberação dos reforços para evitar prejuízos técnicos. ;Se o jogador sair depois do segundo jogo do mata-mata, não vejo dificuldade em ser vitrine para ninguém. O que me interessa é formar um grande elenco e subir para a Série B;, defende o cartola, com preferência de chamar o acerto de ;parceria;.
Com o fracasso na tentativa de arrumar algum sparring profissional, o primeiro teste para a Série C será um jogo-treino contra o próprio time de aspirantes, amanhã, às 16h, no Centro de Treinamento. No primeiro coletivo de preparação, na quarta-feira, os titulares apanharam por 5 x 1 dos reservas. O alviverde candango está no Grupo C, o mesmo de América-MG, Mixto-MT, Guaratinguetá-SP e Ituiutaba-MG. Os dois melhores avançam para as quartas de final. O lanterna cai para a Série D.
Derrota
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recusou o pedido do Gama de antecipar das 16h para as 11h os dois primeiros jogos no Bezerrão pela Série C, contra Ituiutaba, em 31 de maio, e Mixto, em 21 de junho. Neste ano, a entidade não tem aceitado marcar duelos para começar antes das 15h. O próprio time do Triângulo Mineiro também tentou atuar às 11h sem sucesso.