postado em 15/05/2009 11:18
Yaya Touré se empolgou além do aceitável quando empatou a final da Copa do Rei na quarta-feira, aos 30 minutos do primeiro tempo. O volante do Barcelona, que acertou um belo chute de fora da área, correu na direção da torcida do Athletic de Bilbao, cerrou os punhos e fez uma banana para os fãs bascos. Dois dias depois, o jogador se arrependeu e perdiu perdão.
"Aquela banana foi fruto da tensão da partida, mas quero me desculpar", declarou Touré, campeão da Copa do Rei graças à vitória por 4 x 1 sobre o Athletic. "Tenho como princípio respeitar sempre todas as torcidas. Por isso, peço o perdão ao pessoal de Bilbao", complementou.
O atleta africano, que atuou improvisado na zaga azul-grená, recebeu ainda mais vaias depois do gesto ofensivo aos torcedores do Athletic no Estádio Mestalla, em Valência. Atrás de Touré na comemoração vinha o atacante Samuel Eto'o, que tentava minimizar o problema pedindo desculpas para os fãs adversários.
Depois do arrependimento público nesta sexta, Touré comentou o primeiro título do Barça nesta temporada. "Aquele foi o gol mais importante da minha carreira, pois ajudei meus companheiros a ganhar o jogo. Depois que empatamos, nosso time ficou muito superior ao rival em todos os aspectos", lembrou.
Com Touré em campo, o Barcelona pode conquistar neste domingo o segundo troféu na época 2008/09, do Campeonato Espanhol. Para isso, basta um empate fora de casa contra o Mallorca para o clube catalão não ser mais alcançado pelo vice-líder Real Madrid.