postado em 15/05/2009 18:31
Cerca de oito dias. Esta é a duração da sétima etapa da edição 2008/2009 da Volvo Ocean Race, que começa neste sábado. Mas, apesar da curta duração, o brasileiro Torben Grael, comandante do Ericsson 4, acredita que terá muitas dificuldades na travessia dos Estados Unidos até a Irlanda.
"Nunca se pode deixar de respeitar uma travessia do Atlântico. É uma das etapas mais delicadas da regata e teremos muitos desafios pela frente", afirmou o brasileiro. Na última edição da regata, um tripulante morreu e um barco afundou justamente nesta parte da competição.
A disputa será a última oportunidade para as tripulações utilizarem o Stealth Play, recurso que permite aos barcos esconderem suas posições por um período de 12 horas. O Steatlh Play foi utilizado com sucesso pelo Ericsson 4 durante a sexta perna - a equipe de Torben Grael ficou invisível quando ocupava a segunda colocação e voltou ao radar em primeiro lugar após 12 horas, vencendo a etapa até Boston.
"É mais uma etapa que põe em jogo pontos muito valiosos", afirmou Grael. "Se você for conservador demais pode acabar não conseguindo o resultado que espera. Mas se forçar demais o barco, pode colocar em risco todo o trabalho realizado até agora. No fim das contas a questão é saber gerenciar bem os riscos", emendou.
De qualquer forma, as perspectivas dele são otimistas. "Como todas as outras etapas da competição, vamos lutar por um lugar no pódio e se possível uma boa colocação em relação aos nossos rivais diretos", discursou.
A perna começa com um curto percurso ainda no porto de Boston e em seguida os barcos partem para a rota da perna oceânica - uma etapa recheada de restrições. A primeira barreira é uma zona de exclusão criada para proteger as baleias direitas do Atlântico Norte, em risco de extinção.
Após passar pela área de proteção às baleias, a flotilha encontra a zona de exclusão do gelo, cerca de 900 milhas náuticas a leste, extendendo-se ao sul de Newfoundland. Há ainda o último portão de pontuação da Volvo Ocean Race 2008/2009, situado à longitude 52 graus e 38 minutos Oeste, também ao sul de Newfoundland. Depois de saírem da zona do gelo, as equipes estarão a cerca de 1.500 milhas náuticas de Galway.
O Ericsson 4 é o líder da Volvo, com 81 pontos. A segunda posição está com o Telefônica Azul, com 68,5.