postado em 15/05/2009 20:05
O Milan entrará em campo neste sábado para encarar a Udinese, em Udine, pela 36ª rodada do Campeonato Italiano, buscando a vitória para atingir dois objetivos: garantir matematicamente sua presença na próxima edição da Copa dos Campeões e impedir que a Internazionale comemore o título antes mesmo de jogar.
Sete pontos atrás da grande rival na classificação (78 a 71), o Milan não poderá mais alcançar a Inter nas rodadas finais caso não supere o adversário no duelo deste sábado. Por isso, promete empenho redobrado para postergar, ao menos por algumas horas, a festa no Giuseppe Meazza.
"A partida contra a Udinese será dificil, um jogo que temos que vencer para estarmos certos que iremos para a Champions League. Nosso campeonato não foi bom e fechar de um jeito melhor estas últimas três partidas seria uma coisa boa", discursou o atacante Alexandre Pato, que luta com Inzaghi por uma vaga no time titular.
O principal problema para o técnico Carlo Ancelotti, que não poderá contar com o zagueiro Favalli, será a ausência do meia David Beckham, que está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Com isso, Ronaldinho Gaúcho, que marcou um dos gols da equipe no empate por 3 a 3 contra a seleção da Albânia, em amistoso, poderá ganhar uma oportunidade.
O técnico e o jogador, aliás, têm vivido experiências semelhantes fora das quatro linhas. Ambos veem seus nomes envolvidos em possíveis transações com o futebol inglês ao término da temporada. Ancelotti é nome forte para assumir o Chelsea, enquanto Gaúcho poderá fazer companhia a Robinho no Manchester City.
Pelos lados da Udinese, a palavra de ordem é uma só: vingança. Goleada por 5 a 1 no primeiro turno, a equipe dirigida por Pasquale Marino sonha em devolver a derrota para consolidar a ótima recuperação no campeonato. "Pensamos ser possível somar a sexta vitória consecutiva e vamos atrás disso. Queremos nos recuperar da partida de ida, quando apresentamos o pior futebol dos últimos tempos e eles se aproveitaram", discursou Marino.
Nova chance: Se a missão de 'secar' o Milan não der certo e o time rossonero conseguir somar três pontos no sábado, a Internazionale entrará em campo domingo, para encarar o Siena, no Giuseppe Meazza, com uma tarefa aparentemente simples: bater o rival por qualquer contagem para comemorar o tetracampeonato nacional.
Diante do mesmo adversário contra o qual comemorou o bicampeonato (temporada 2006/2007), a Inter é franca favorita para fazer a festa novamente. E contará com um importante reforço para o compromisso: o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, principal estrela do elenco.
Cobiçado por Chelsea, Barcelona e Real Madrid, o jogador não participou do empate por 2 a 2 com o Chievo na última rodada, pois cumpriu suspensão automática, mas está garantido como principal referência do ataque neste domingo e é a esperança do técnico José Mourinho para sacramentar a 17ª conquista da história do clube.
Ainda de olho no vice-campeonato, mas preocupada também em não perder a corrida por uma vaga para a próxima Copa dos Campeões para Fiorentina ou Genoa, a Juventus receberá o Atalanta pressionada por uma vitória. Com 67 pontos, a equipe de Turim não pode tropeçar para manter distância dos principais rivais.
Três pontos atrás da Juve, a Fiorentina receberá o Sampdória, em Florença. O Genoa, do goleiro Rubinho, tem 61 pontos e medirá forças contra o Chievo, que também precisa vencer para afastar, de uma vez por todas, o fantasma do rebaixamento para a Segunda Divisão do Calcio.
Confira todos os jogos da 36ª rodada do Campeonato Italiano:
Sábado:
Roma x Catania
Udinese x Milan
Domingo:
Bologna x Lecce
Fiorentina x Sampdoria
Genoa x Chievo
Juventus x Atalanta
Napoli x Torino
Palermo x Lazio
Reggina x Cagliari
Internazionale de Milão x Siena