postado em 15/05/2009 20:07
Muito mais interessado no confronto de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o Internacional, o Flamengo entra em campo neste sábado, às 18h30 (de Brasília), para medir forças com o Avaí no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O Rubro-Negro, porém, não pode deixar o Brasileirão muito de lado, já que começou sendo derrotado por 2 a 0 pelo Cruzeiro. Os catarinenses também não tiveram um grande resultado na estreia, empatando por 2 a 2 com o Atlético-MG, na Ressacada, depois de terem aberto 2 a 0 no marcador.
Cuca, técnico do Flamengo, acredita que sua equipe vai conseguir jogar focada no Avaí, mesmo tendo um jogo decisivo poucos dias depois, no Rio Grande do Sul. Para ele a expectativa é de uma vitória, a primeira no Campeonato Brasileiro. O treinador lembrou da importância de não ficar muito para trás na tabela de classificação.
"O Flamengo não perdeu do Cruzeiro porque estava focado na Copa do Brasil, tanto que dominamos boa parte do jogo e perdemos muitas oportunidades, inclusive um pênalti", analisou Cuca. "Contra o Avaí o empenho será ainda maior, pois estaremos mais motivados por jogarmos em casa. O jogo contra o Internacional ficará para depois de sábado, pois não podemos nos distanciar muito dos demais no Brasileiro", disse o técnico.
O treinador pediu o apoio dos torcedores no jogo do Campeonato Brasileiro. A convocação vem acompanhada do receio de que o torcedor deixe a competição de lado por causa da Copa do Brasil.
"O Flamengo precisa muito do apoio de sua torcida, pois só assim conseguiu resultados importantes ao longo de sua história. Sabemos que o torcedor quer ganhar a Copa do Brasil, pois é a possibilidade mais próxima de título. Mas o Brasileirão é uma competição perigosa e não podemos nos descuidar", disse Cuca.
A princípio, o Flamengo não vai poupar nenhum titular e a única modificação em relação à formação que empatou sem gols com o Internacional será a entrada do atacante Josiel na vaga de Emerson, vetado pelo departamento médico devido a uma lesão no joelho esquerdo.
Pelo lado do Avaí, o técnico Silas vem trabalhando o aspecto psicológico do grupo para mostrar que é possível conseguir um bom resultado no Maracanã. "Temos condições de jogar de igual para igual com qualquer time da Série A se tivermos aplicação tática e concentração ao longo dos 90 minutos", disse o treinador albiceleste.
O contra-ataque deverá ser a arma catarinense no Maracanã. "O Flamengo vai ter a responsabilidade de sair em busca do gol, principalmente porque perdeu na estreia e estará jogando diante de sua torcida. Com isso, teremos espaços para jogar em velocidade e no erro deles", disse Silas.
Para este jogo, o Avaí não confirmou o time com antecedência, mas o meia Caio, recuperado, poderá ocupar o posto do vetado Odair, que sofre com lesão na coxa esquerda. O destaque do time no estadual, Marquinhos, que já atuou pelo Flamengo, segue com uma distensão muscular e está fora dos relacionados da Azzurra.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x AVAÍ
Local: Estádio Mário Filho, Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de maio de 2009 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Pedro Jorge de Araújo (AL)
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Aírton, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Willians, Kléberson e Ibson; Everton e Josiel
Técnico: Cuca
AVAÍ: Eduardo Martini; Ferdinando, André Turatto, Emerson e Uendel; Marcus Winícius, Léo Gago, Ricardinho (Caio) e Muriqui; William (Luís Ricardo) e Evando
Técnico: Silas