postado em 16/05/2009 18:59
O time que impediu o Barcelona de comemorar o título do Campeonato Espanhol na última semana se redimiu perante a Catalunha. O Villarreal, que empatou com o time azul-grená na rodada passada, neste sábado superou o Real Madrid no Madrigal por 3 x 2, definido o destino da taça da Liga com duas rodadas de antecipação: o Barcelona.
Responsável por decepcionar a torcida catalã com um gol aos 47 minutos do segundo tempo há seis dias, desta vez o Submarino Amarelo deu ao Barcelona a dobradinha. No meio de semana, o clube azul-grená havia conquistado a Copa do Rei com uma vitória por 4 x 1 sobre o Athletic de Bilbao, no Estádio Mestalla.
Para ficar com o título, o Barça nem precisou entrar em campo para enfrentar o Mallorca, fora de casa, pela 36ª rodada. Com incríveis 86 pontos conquistados, o time comandado por Josep Guardiola não pode mais ser alcançado pelo Real, que tem 78 e pode, no máximo, chegar a 84.
A vitória que encaminhou o 19º título do Barcelona na história do Campeonato Espanhol ganhou forma aos 17 minutos do primeiro tempo. Em jogada pela esquerda, o lateral Ariel Ibagaza cruzou para o francês Robert Pires, que executou uma linda cabeçada e colocou a bola no ângulo do goleiro Iker Casillas.
Precisando unicamente da vitória para manter viva a esperança de derrotar o 'super' Barça, o Real voltou mais ofensivo no segundo tempo - com Gonzalo Higuaín na vaga do apagado Klaas-Jan Huntelaar - e alcançou o empate. Após cruzamento de Miguel Torres, o atacante argentino desviou para o meio da área e o meia holandês Rafael van der Vaart apareceu sozinho para completar para as redes e empatar.
Entretanto, aos 18, o Villarreal retomou a frente do placar com o meia Cani, que invadiu a área merengue e soltou uma bomba indefensável. O Real ainda esboçou uma virada heróica quando Higuaín voltou a igualar o jogo aos 44 minutos do segundo tempo, mas o time merengue recebeu o golpe final um minuto depois, com Joan Capdevilla, aproveitando falha de Casillas.
Abalado, o Real Madrid pouco conseguiu fazer e pareceu se conformar em campo com o vice-campeonato em uma fraquíssima temporada, que termina sem taças para o clube da capital. O Submarino Amarelo, por sua vez, chega à quinta colocação do Espanhol com 59 pontos e mantém o sonho de disputar mais uma vez a Copa dos Campeões da Europa.
Enquanto isso, o Barcelona festeja uma campanha fantástica no Espanhol: em 35 jogos, foram 27 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas (aproveitamento de 81,9%). Além disso, o ataque liderado em campo pelo trio Lionel Messi, Samuel Eto'o e Thierry Henry marcou 103 gols e o time sofreu apenas 31 (uma média de 2,94 pró e 0,89 contra).