postado em 17/05/2009 18:24
O Palmeiras teve uma atuação abaixo da média na tarde deste domingo e foi derrotado pelos reservas do Internacional, no Beira-Rio, por 2 x 0, em duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o time gaúcho com 100% de aproveitamento - venceu o Corinthians na estreia no Pacaembu.
Como o confronto diante do Nacional (URU) pela Copa Libertadores é apenas no dia 28 (quinta-feira), o técnico Wanderley Luxemburgo decidiu colocar força máxima em Porto Alegre - apenas Willians, machucado, ficou de fora. Já o Internacional escalou os reservas, uma vez que possui um duelo decisivo na próxima quarta-feira, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil.
E o time gaúcho sequer sentiu a falta de Nilmar e D'Alessandro, que começaram no banco de reservas. Logo aos 12 minutos, Taison fez bela jogada pela esquerda e cruzou na boca do gol. Glaydson furou e Danny Morais aproveitou a liberdade para bater no cantinho de Marcos: 1 x 0.
O gol desestabilizou o Palmeiras. Desorientado no setor defensivo e com problemas no meio-campo - Diego Souza e Cleiton Xavier não conseguiam ligar o ataque -, o time paulista quase levou o segundo aos 32 minutos. Coube a Marcos, novamente, o papel de salvador. Na jogada, o volante Souza falhou dentro da área e Taison bateu forte para a defesa do goleiro.
O único bom lance do Palmeiras ocorreu aos 35 minutos. Keirrison deu passe para Diego Souza. O meia carregou a bola para dentro da área, passou pela marcação e bateu rasteiro. A bola tirou tinta da trave esquerda do goleiro Lauro. "Não atuamos bem no primeiro tempo. O Inter é forte mesmo com os reservas", alertou o meia ao final da primeira etapa.
Para dar um novo ritmo ao Palmeiras, Luxemburgo fez uma modificação no intervalo. O volante Mozart voltou na vaga de Souza. No começo do segundo tempo, o treinador ainda colocou o atacante Ortigoza e o lateral Fabinho Capixaba, nos lugares do apagado Marquinhos e do irregular Danilo, voltando ao 4-4-2.
O Palmeiras melhorou e teve uma ótima chance para empatar aos 19 minutos. Em cruzamento na grande área, Diego Souza disputou a jogada e cabeceou. A bola subiu, passou por Lauro e tocou na trave esquerda. Foi um susto para o técnico Tite, que decidiu colocar D'Alessandro e Nilmar para reequilibrar a partida. As mudanças de Tite deram certo e o Inter ampliou aos 48 minutos, com D'Alessandro, que bateu após rebote de Marcos.
Agora, pelo Brasileirão, o time gaúcho volta a atuar no próximo sábado, diante do Goiás, no Serra Dourada. Já o Palmeiras tentará a recuperação no clássico contra o São Paulo, no domingo no Palestra Itália.
Ficha Técnica
Internacional 2 x 0 Palmeiras
Internacional - Lauro; Danilo Silva, Danny Morais, Bolívar e Marcelo Cordeiro; Glaydson, Sandro, Rosinei (Guiñazu) e Andrezinho (D'Alessandro); Taison e Alecsandro (Nilmar). Técnico: Tite
Palmeiras - Marcos; Maurício Ramos, Danilo (Fabinho Capixaba) e Marcão; Souza, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza (Mozart) e Pablo Armero; Marquinhos (Ortigoza) e Keirrison. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols - Danny Morais, aos 12 minutos do primeiro tempo. D'Alessandro, aos 48 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos - Marcelo Cordeiro (Internacional); Maurício Ramos, Danilo e Marquinhos (Palmeiras).
Cartão vermelho - Pierre (Palmeiras).
Árbitro - Djalma Jose Beltrami Teixeira (RJ).
Renda - R$ 525.005,00.
Público - 36.623 torcedores.
Local - Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).