postado em 20/05/2009 09:43
Vários atletas de ponta já declararam publicamente estarem preocupados com o futuro do esporte no Brasil. Na semana passada, em entrevista por telefone ao Correio Braziliense, o medalhista de bronze de triatlo nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Juraci Moreira, alertou: ;2012 vai ser minha última Olimpíada. Depois disso, vai ter um vácuo enorme. O país não vai ter ninguém para representá-lo se não descobrir novos atletas;. Mariana Ohata acredita ter uma explicação para a ausência de jovens talentos. ;O que falta para o esporte crescer e ter atletas de nível mundial é investimento a longo prazo. Não se faz um atleta olímpico de um dia para o outro;, afirmou a hexacampeã brasileira e sul-americana de triatlo, que disputou três olimpíadas (Sydney, Atenas e Pequim).
Na contramão da crise financeira, que tem desamparado grandes nomes do esporte nacional, e derrubando essa perspectiva pessimista, o Sesc do Distrito Federal lança o projeto pioneiro, intitulado Sesc Olímpico. A ideia, segundo o coordenador Júlio Rocha, é descobrir jovens, com idade entre 12 e 15 anos, e dar todo o suporte necessário para que se tornem atletas de alto rendimento no basquete, futsal, handebol, natação, tênis ou vôlei . ;Vamos buscar crianças esquecidas que tenham aptidões e trabalhar para que sejam, futuramente, atletas de destaque em níveis nacional e mundial;, explicou Rocha.
Nenhum pré-requisito será exigido para concorrer a uma das 200 vagas oferecidas. Contudo, antes de entrarem para o projeto, os interessados passarão por uma seletiva (veja quadro). ;Serão feitos testes de velocidade, avaliação de peso e altura e fundamentos específicos de cada modalidade, como recepção, toques, cestas, passes etc.;, disse o coordenador. As modalidades serão atendidas de acordo com a infraestrutura de cada unidade. Em Ceilândia haverá aulas de futsal e handebol; no Gama, natação; em Taguatinga Sul, tênis; e em Taguatinga Norte natação, vôlei e basquete.
O Sesc-DF promete arcar com todas as despesas necessárias, como uniformes, equipamentos, transporte, acompanhamento de nutricionista, dentista e médico. Em contrapartida, os atletas terão de cumprir algumas exigências, como ser aluno regular, ter boas notas e se dedicar ao projeto. ;O trabalho de alto rendimento é duro. O atleta precisa ter disposição, garra e força de vontade;, lembrou Rocha.
Além de professores capacitados e habilitados em cada modalidade oferecida, os alunos contarão com a experiência e os ensinamentos de três atletas: Mariana Ohata, Ricarda Negrão, campeã mundial no vôlei, e Pipoka, medalhista de ouro no Pan-Americano de Indianápolis (1987). Eles participarão do planejamento do Sesc Olímpico e da seletiva e das aulas, que acontecerão três vezes por semana, durante duas horas. A função desses atletas consagrados não será apenas se dedicar ao esporte que têm mais experiência, mas, sim, dar suporte a todas as modalidades, no que for comum, como o condicionamento físico.
;Serei uma espécie de consultor. Uma ou duas vezes por semana estarei nos treinos trocando ideias com os professores e alunos. Vou poder contribuir transmitindo tudo o que aprendi nos 34 anos da minha carreira;, declarou Pipoka. Ele acredita que o projeto tem tudo para dar certo. ;A princípio, serão seis meses, prorrogáveis por mais seis. Neste tempo, poderemos trabalhar e mostrar por meio de números que o projeto deve continuar.; Otimista, o ex-jogador diz ter certeza de que o Sesc Olímpico vai inspirar outras instituições a tomarem iniciativas para apoiar o esporte.
Segundo Júlio Rocha, as aulas devem começar, no máximo, em agosto. O coordenador acrescentou que o diretor regional do Sesc, José Roberto Sfair Macedo, estuda ampliar o projeto para adolescentes com até 18 anos.
Sesc olímpico
Inscrições: até 12 de junho
Local: todas as unidades do Sesc-DF (Ceilândia, Gama, Taguatinga Norte e Sul)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h, por ordem de chegada
Modalidades: basquete, handebol, futsal, vôlei, natação e tênis
Inscrições gratuitas
Informações: 3218-9168 ou www.sescdf.com.br
Datas e locais para as seleções em cada modalidade:
Natação: 15 de junho (Sesc Gama)
Basquete: 15 de junho (Sesc Taguatinga Norte)
Handebol: 19 de junho (Sesc Ceilândia)
Tênis: 21 de junho (Sesc Taguatinga Sul)
Vôlei: 22 de junho (Sesc Taguatinga Norte)
Natação: 22 de junho (Sesc Taguatinga Norte)
Futsal: 29 de junho (Sesc Ceilândia)