postado em 20/05/2009 23:56
O Vasco garantiu sua classificação para as semifinais da Copa do Brasil ao empatar com o Vitória por 1 x 1 em jogo disputado na noite desta quarta-feira, no Barradão, em Salvador. O time carioca poderia perder até por três gols de diferença já que venceu a primeira partida em São Januário por 4 x 0. Agora o Vasco vai enfrentar o Corinthians que eliminou o Fluminense no Maracanã.
O resultado foi justo porque o Vasco entrou em campo apenas com a intenção de administrar a grande vantagem enquanto o Vitória começou empolgado e foi desanimando à medida que o tempo passava. Ao perder um jogador expulso, ainda no primeiro tempo, o rubro-negro baiano desanimou de vez e desistiu de lutar pela classificação.
Desta forma, o time cruz-maltino enfrenta o Corinthians, que eliminou o Fluminense nesta quarta-feira, na semifinal da Copa do Brasil. A próxima partida do Vasco será contra o Atlético Goianiense, sábado, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro da série B. Já o Vitória vai enfrentar o Cruzeiro no Mineirão.
O jogo
Precisando de uma goleada para buscar a classificação, o Vitória começou o jogo no ataque e marcou logo no primeiro minuto. Neto Baiano recebeu de Ramon Menezes e chutou de fora da área, surpreendendo o goleiro Fernando Prass que pulou atrasado. A torcida baiana se animou, mas o Vasco nem deixou o entusiasmo ganhar força. Aos quatro minutos, Ramon fez boa jogada pels esquerda e cruzou para a entrada rápida de Elton que deslocou para as redes, empatando a partida.
O empate fez a torcida esfriar e o time do Vitória, precisando fazer mais cinco gols para se classificar, começou a se perder em passes errados. Foi só aos 16 minutos que voltou a incomodar o Vasco, em chute de Washington que Fernando Prass defendeu com os pés. Depois desse lance, o Vitória voltou a dominar a partida, pressionando a defesa da equipe carioca em busca do segundo gol.
Já a equipe de Dorival Júnior tocava a bola sem muita pressa, tentando fazer o tempo passar e irritando os jogadores rubro-negros que não encontravam espaço para organizar jogadas ofensivas. O Vitória só voltou a despertar sua torcida aos 38 minutos quando Ramon tocou para André Luís que arriscou da entrada da área e obrigou o goleiro do Vasco a praticar outra boa defesa.
A situação do Vitória piorou muito quando o atacante Neto Baiano deu uma cusparada no lateral Ramon e foi expulso de campo. O jogador da equipe da casa reclamou muito e teve que ser contido para não agredir o assistente. No último lance da primeira etapa, o goleiro Viáfara teve que sair do gol para evitar a conclusão de Elton.
O segundo tempo começou em ritmo lento e só aos quatro minutos é que saiu o primeiro chute a gol com Elton batendo de fora da área e Viáfara defendendo em dois tempos. Com um jogador a menos e com reduzidas chances de chegar à classificação, o Vitória não mostrava o mesmo entusiasmo do primeiro tempo parecendo conformado com a eliminação.
O Vasco, por sua vez, continuava mantendo o ritmo da etapa inicial, sem mostrar preocupação em aproveitar a vantagem de um homem a mais para pressionar o Vitória em busca do segundo gol. O jogo continuou morno e só aos 27 minutos é que o Vasco chegou com perigo com chute de Rodrigo Pimpão bem defendido por Viáfara.
Aos 35 minutos, a situação do Vitória ficou ainda mais complicada com a contusão de Nadson que foi obrigado a deixar o campo, deixando o time baiano com apenas nove jogadores. O Vasco continuou sem se aproveitar da grande vantagem e apenas tocou a bola até o apito final.