postado em 21/05/2009 08:44
Nos próximos dias 23 e 24 de maio (sábado e domingo), a Academia de Tênis recebe as semifinais e as finais do torneio Tênis da Corte. Cerca de 260 tenistas disputam os títulos nas quadras de saibro e cimento do resort. Mas outros 13 atletas locais podem roubar a cena no fim de semana. Além das categorias simples, duplas e infanto-juvenil, o Tênis da Corte também abriga o Tênis em Cadeira de Rodas, que começou no último fim de semana e vai conhecer o campeão no domingo (24). O vencedor leva para casa um troféu esculpido em barro. No sábado, os tenistas disputam as semifinais a partir das 15h. Os finalistas jogam no domingo, às 10h30. Neste torneio, não é necessário estar inscrito na Federação Brasiliense de Tênis (FBT).
As regras aplicadas aos cadeirantes sofrem apenas uma alteração. A bola pode tocar duas vezes o chão de cada lado antes da batida. "Procuro não dar tratamento diferente aos cadeirantes. Tudo acontece como se eles não estivessem em uma cadeira de rodas", diz Fátima Kreimer, organizadora do Tênis na Corte. "Eles estão muito felizes por estarem no torneio. É bom para mim também, é felicidade para os dois lados", comemora Fátima. Mas a organizadora reclama da falta de público: "Poucas pessoas vão às quadras onde jogam os cadeirantes. Precisamos divulgar mais o esporte". Esta é a oitava edição do Tênis da Corte.
Mudança de vida
Cadeirante há 14 anos, Rômulo Soares, 40, joga tênis desde os 37. "Comecei a jogar incentivado pela minha noiva. Foi paixão à primeira vista", diz Rômulo. Além do tênis, ele também pratica badminton. "O esporte muda a vida do cadeirante. Ele mostra que ainda temos algo a dar", conta o tenista, que é inscrito na FBT.
"Apesar do pouco público, sentimos que ainda há incentivo. Pessoas como a Fátima Kreimer nos dão condição de continuar aparecendo", finaliza Rômulo.
Em setembro será realizada a 9ª edição do Torneio da Corte, com tenistas federados e não federados.