postado em 21/05/2009 10:52
Por tradição, os treinos livres do GP de Mônaco são realizados na quinta-feira pré-corrida. Isso, no entanto, não foi motivo para que Nico Rosberg deixasse de dominar as atividades iniciais em mais uma etapa da temporada 2009. Com 1min15s243, o alemão da Williams foi o piloto mais rápido do dia.
Nos minutos finais da sessão pelas ruas de Monte Carlo, Rosberg travou uma bela batalha com Lewis Hamilton, que teve que se conformar com o segundo lugar. Ainda assim, o atual campeão mundial tem muitos motivos para comemorar, já que credencia-se como um forte candidato à pole no sábado e mostra que ainda não está morto no campeonato.
Aniversariante do final de semana, Rubens Barrichello, que completa 37 anos no sábado, ficou com a terceira posição, após liderar a primeira sessão, na manhã europeia. A exemplo de Barcelona, Felipe Massa também voltou a mostrar força e foi o quinto, uma posição atrás de Jenson Button, líder do Mundial e cinco à frente do compatriota Nelsinho Piquet.
O jovem brasileiro, aliás, terminou a quinta-feira à frente de seu companheiro de time, Fernando Alonso, que foi o 11º. Ao contrário do que houve na etapa da Espanha, quando as novidades no carro da Renault foram dadas somente ao bicampeão mundial, desta vez Nelsinho pôde contar com todas as evoluções preparadas pelos engenheiros.
Alias, justamente visando melhorar o seu desempenho em Monte Carlo, o brasileiro Nelsinho Piquet foi um dos primeiros a sair à pista para o segundo treino livre, assim como Sébastien Buemi, Sébastien Buemi e Nico Rosberg.
O primeiro a chamar a atenção, porém, foi Robert Kubica, cujo motor estourou na subida do Cassino. Atravessando uma péssima fase neste ano, o polonês sequer teve a oportunidade de estabelecer uma marca nesta sessão e se recolheu aos boxes para solucionar a falha.
Para piorar o momento da BMW Sauber, sensação da temporada 2008, o alemão Nick Heidfeld também pouco produziu, não passando da 17ª colocação no dia. Ou seja, o time terá muito trabalho até sábado se quiser somar mais do que os seis pontos conquistados nas cinco provas já realizadas.
Ainda devendo no atual campeonato, Heikki Kovalainen voltou a mostrar serviço em Mônaco logo no 22º minuto da sessão, mas Massa tratou de acabar com a festa do finlandês. Não demorou muito, entretanto, para Hamilton e Raikkonen fazerem tempos competitivos, lembrando a competitividade de 2008.
Porém, bastou Rubinho entrar na pista para, gradativamente, acabar com a festa de Ferrari e McLaren e assumir a primeira posição. Só que o leão de treinos livres em 2009, Nico Rosberg, tratou de tomar a ponto.
Hamilton ainda fez uma nova tenativa, superando-o por apenas 0s001, mas o alemão da Williams não deixou barato e, com 1min15s243, chegou novamente ao primeiro lugar.
Nos segundos decisivos, o destaque ficou por conta de uma discussão entre Felipe Massa e Giancarlo Fisichella nas ruas do Principado, devido a uma suposta fechada do brasileiro em cima do piloto da Force India. Além disto, Rosberg ainda errou em sua volta final, porém, nada que o comprometesse.
O treino classificatório do GP de Mônaco da Fórmula 1 está programado para as 9 horas (horário de Brasília) deste sábado.