postado em 22/05/2009 11:02
Nos últimos anos, dificilmente o time titular da seleção brasileira tem mais de um jogador que atue no futebol nacional. Contudo, para os jogos contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, e para a Copa das Confederações, Dunga convocou cinco jogadores que jogam no Brasil e aproveitou para desabafar.
Para o comandante canarinho, a incrível rapidez com que os jogadores se destacam no futebol nacional e acabam vendidos para outros países é a culpada pelo fato de a seleção brasileira estar recheada de atletas 'estrangeiros' (brasileiros que jogam no exterior).
"Quando chegamos na seleção brasileira, 30% destes jogadores convocados hoje (quarta-feira) jogavam no Brasil, mas logo foram vendidos. Hoje, chamamos cinco jogadores que atuam no Brasil, mas logo eles também serão vendidos e vão falar que eu só convoco atleta que joga fora do país", desabafou o treinador da seleção brasileira.
E a fala de Dunga se mostrou profética. Poucas horas após a convocação, Ramires, até então jogador do Cruzeiro, foi anunciado como novo reforço do Benfica, de Portugal. Victor, do Grêmio, André Santos, do Corinthians, e Kléber e Nilmar, ambos do Inter, foram os outros jogadores que atuam no Brasil convocados por Dunga.
"O futebol brasileiro sempre teve um bom nível. A diferença é que antes, saíamos para o exterior com 28 anos, enquanto hoje, o jogador vai para a Europa com 17 anos. Assim fica difícil compor um time com jogadores que atuam no Brasil. Comigo, se o jogador é brasileiro, tem qualidade e vontade, vai jogar", apontou Dunga.