postado em 22/05/2009 19:18
Atualmente, Estados Unidos e Espanha são as duas grandes potências do basquete mundial. Os espanhóis, que são os atuais campeões mundiais da modalidade, estão na disputa para sediar o Campeonato Mundial de 2014 e ganharam um grande aliado nesta empreitada. Nesta sexta-feira, o rei Juan Carlos I mandou uma carta à Bob Elphinston, presidente da Federação Internacional de Basquete (Fiba), apoiando a candidatura de seu país no evento internacional.
"A Espanha está pronta para provar que é capaz de sediar um torneio internacional de importância, como o Campeonato Mundial de 2014. Nós assegurados que faremos tudo o que é necessário e temos a convicção que, junto com o apoio do governo e do povo, organizaremos o melhor Mundial da história", escreveu o rei em sua carta, entregue pessoalmente por José Luis Sáez, presidente da federação espanhola, ao dirigente máximo da Fiba.
v De fato, o basquete espanhol vive um grande momento. O campeonato nacional é um dos mais atrativos do mundo e as equipes espanholas constantemente disputam competições continentais. Além disso, até o Estados Unidos se rendeu ao talento ibérico, já que Pau Gasol é um dos principais atletas do tradicional Los Angeles Lakers.
Ainda na carta, Juan Carlos I aproveitou do apelo que o basquete espanhol tem no mundo para convencer os dirigentes da Fiba. "O Basquete, que está em constante desenvolvimento na Espanha, é um dos esportes mais praticados e trouxe inúmeros sucessos internacionais. Eu estou muito satisfeito com campanha da Espanha para sediar o Mundial de 2014", confirmou.