Superesportes

Cinco anos depois, Gama volta a disputar a terceira divisão

;

postado em 23/05/2009 12:52
O Gama recomeça a luta para subir a ladeira nacional, mesmo caminho bem- sucedido nas duas últimas participações na Série C do Campeonato Brasileiro. Com o rebaixamento da Série B do ano passado, o alviverde candango tem o desafio de repetir na terceirona as glórias do terceiro lugar de 1995 e do vice-campeonato de 2004. A estreia deste domingo será contra o tradicional América-MG, às 16h, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo Grupo C. Ituiutaba-MG, Mixto-MT e Guaratinguetá-SP completam a chave.

O único representante candango na renovada terceirona, com apenas 20 clubes, tem tradição. Em 1995, o Gama deixou 105 rivais para trás e disputou 16 jogos até ser eliminado nas semifinais pelo XV de Piracicaba, mas ainda esperou um ano para comemorar o acesso, garantido graças à desistência do Barra-MT de participar da Série B. Em 2004, contra 59 concorrentes, o alviverde ficou com a segunda das duas vagas disponíveis depois de 18 partidas e cinco fases (três de mata-mata).

Desta vez, o trajeto pelo menos é muito mais curto. No enxugamento promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a terceirona passou de 64 para 20 times. O formato mudou de última hora, sob alegação de corte de despesas pela CBF. Em vez de dois grupos de 10 times, a recauchutada terceirona será disputada em quatro chaves de cinco equipes na primeira fase, em ida e volta. Os dois melhores avançam para o funil do mata-mata. O lanterna de cada grupo será rebaixado para a recém-criada Série D.

As quartas de final já decidem as quatro vagas de acesso ; portanto, são 10 jogos até o acesso. As quatro partidas seguintes, de semifinais e decisão, servem apenas para definir o título simbólico. ;Não adianta só a camisa ajudar e a gente não corresponder dentro de campo. Está sendo montada uma equipe para que a gente possa brigar para tentar o acesso;, aposta o goleiro Alencar, único remanescente do vice-campeonato de 2004 e de volta ao Gama depois de dois anos.

Com um bom retrospecto na Série C do ano passado, quando levou o inexpressivo Rio Branco-AC para o octogonal final, o técnico Pedrinho Rocha espera levar o alviverde a uma das quatro vagas apesar de ter trabalhado apenas três semanas na montagem do time. ;As chances são boas. Formamos uma boa equipe, muito técnica e rápida, com bons valores. Nós estamos esperançosos de conquistar o objetivo do Gama;, aposta o filho do ex-craque uruguaio e ídolo do São Paulo.

Contusões
No acirrado coletivo de ontem, com disputas ríspidas pela bola na apertada vitória dos titulares por 2 x 1, a única dúvida alimentada pelo técnico segue na cabeça de área. Renê começou no time principal. Ferrugem entrou depois do intervalo, mas logo saiu de campo com dores no tornozelo direito ao levar a pior numa dividida com o meia Victor Hugo. ;Foi um lance normal de treino. Está todo mundo mostrando trabalho. Ninguém quer perder;, revela Ferrugem, confiante na recuperação até amanhã.

Um dos raros remanescentes da péssima campanha local, Ferrugem virou pivô de problemas com Pedrinho Rocha. Primeiro ao se recusar a virar lateral-direito. Depois, com as declarações do presidente Paulo Goyaz de que seria titular em qualquer time. ;É uma opinião importante. Parabéns para ele;, dribla o treinador, irritado com o assunto.

O desfalque certo na estreia é o meia Thiaguinho, contundido na coxa. O elenco alviverde no profissional chega a 29 jogadores depois da chegada do atacante Jonathan, emprestado pelo Santo André, e o rebaixamento para o time de aspirantes do goleiro Léo e dos meias Tiago Ferreira e Emílio. O trio também pode ser aproveitado nos juniores para a disputa do campeonato candango sub-20.

GRUPO C

Gama
; Nome: Sociedade Esportiva do Gama
; Cidade: Gama (DF)
; Fundação: 15 de novembro de 1975
; Número de participações: 3
; Melhor colocação: vice-campeão (2004)
; Em 2008: 19; lugar da Série B (rebaixado)
; No Campeonato Estadual: 3; lugar de oito times
; Destaques: o goleiro Alencar (ex-São Paulo) e o atacante Roberto Santos (ex-Grêmio e Santa Cruz)
; Time-base: Alencar; Alex, Paulão, Riso e João Paulo; Renan, Cauê, Thiaguinho e Marco Antônio; Cristiano e Roberto Santos
; Técnico: Pedrinho Rocha (ex-Rio Branco-AC e Uberaba-MG)
; Mando de campo: Bezerrão (Gama), com 20 mil lugares
; Análise: Com um elenco reformulado depois da péssima campanha no torneio candango, o Gama vai depender de rápido entrosamento e da força da torcida no recém-reformado Bezerrão para chegar longe na competição. O alviverde também precisa superar o pouco tempo de trabalho (apenas três semanas). Venceu o único amistoso por apenas 1 x 0 sobre o Ceilandense, da segundona do Distrito Federal

América-MG

; Nome: América Futebol Clube
; Cidade: Belo Horizonte (MG)
; Fundação: 30 de Abril de 1912
; Número de participações: 5
; Melhor colocação: vice-campeão (1990)
; Em 2008: 20; lugar (segunda fase)
; No Campeonato Estadual: 5; lugar de 12 times (quartas de final)
; Destaques: o ala-direito Evanilson (ex-Borussia Dortmund, da Alemanha) e atacante Euller (ex-São Paulo)
; Time-base: Flávio; Micão, Preto e Wellington Paulo; Evanilson, Dudu, Moisés, Irênio e Rodrigo; Luciano e Euller
; Técnico: Givanildo de Oliveira (ex-Sport e Mogi Mirim)
; Mando de campo: Independência (Belo Horizonte), com 18 mil lugares
; Análise: Com a base do campeonato estadual, o tradicional clube mineiro aposta na mistura de pratas-da-casa com veteranos para chegar longe. O treinador é um velho conhecido da torcida americana, comandante do título da Série B de 1997

Guaratinguetá-SP
; Nome: Guaratinguetá Futebol Ltda
; Cidade: Guaratinguetá (SP)
; Fundação: 1; de outubro de 1998
; Número de participações: 1
; Melhor colocação: 9; lugar (2008)
; Em 2008: 9; lugar (penúltima fase)
; No Campeonato Estadual: 17; lugar de 20 times (rebaixado)
; Destaques: Nenê (meia com identificação com o clube) e Kleiton Domingues (meia emprestado pelo Vitória e irmão de Leandro Domingues)
; Time-base: César; Cristóvam, Rocha, Paulo Henrique e Rafael; Jéfferson, Belé, Kleiton Domingues e Leandro; Nenê e Thigo Furtuoso
; Técnico: Candinho Farias (ex-Palmeiras B e São Caetano)
; Mando de campo: Dário Rodrigues Leite (Guaratinguetá-SP), com 15.500 lugares
; Análise: Sob desmanche depois do rebaixamento no estadual, o time da terra de Frei Galvão aposta no suspense. Tem feito treinos secretos e evitado divulgar até mesmo o nome dos reforços. Na preparação, chegou a golear o Taubaté por 4 x 0.

Ituiutaba-MG

; Nome: Ituiutaba Esporte Clube
; Cidade: Ituiutaba (MG)
; Fundação: 30 de abril de 1947
; Número de participações: 4
; Melhor colocação: 10; lugar (2008)
; Em 2008: 10; lugar (penúltima fase)
; No Campeonato Estadual: 3; lugar de 12 times (semifinalista)
; Folha salarial: R$ mil mensais
; Destaques: os jovens Olívio e Claudinei
; Time-base: Jonatas; Mateus, Neylor, Andrezão e Betão;
; Machado, Olívio, Rafhael Pulga e Diego Mineiro; Paulinho Pedalada e Lúcio Flávio
; Técnico: Nedo Xavier (ex-Atlégio-MG e América-MG)
; Mando de campo: Fazendinha (Ituiutaba-MG), com 1.800 lugares
; Análise: Com a base da boa campanha no estadual e sem investir em medalhões, o time do Triângulo Mineiro espera surpreender. Sob o comando de Nedo Xavier, rodado no interior do estado e com várias passagens pelo próprio clube, o Ituiutaba ainda conta com um acanhado estádio.

Mixto-MT
; Nome: Mixto Esporte Clube
; Cidade: Cuiabá (MT)
; Fundação: 20 de Maio de 1934
; Número de participações: 5
; Melhor colocação: 4; lugar (1987)
; Em 2008: 15; lugar da Série C (penúltima fase)
; No Campeonato Estadual: 13; lugar de 15 times (rebaixado)
; Destaques: os veteranos Mauro (ex- goleiro do Santos), Nonato (ex-atacante do Bahia) e Finazzi (ex-atacante do Corinthians)
; Time-base: Mauro; Celso, Frede, Baiano e Jean; Celso Baiano, Davi, Washington e Ailton; Nonato e Finazzi
; Técnico: Marcelo Vilar (ex-Treze-PB e Palmeiras)
; Mando de campo*: Verdão (Cuiabá), com 50 mil lugares
; Análise: O governo estadual e um grupo de empresários vão bancar o investimento de R$ 2,5 milhões na competição. A prioridade tem sido contratar medalhões ; Alex Dias (ex-Vasco) é um dos sonhos de consumo. Foi o último dos cinco times do grupo a começar a treinar (há apenas 10 dias), mas folga na primeira rodada.
* terá de cumprir perda de mando de campo nos três primeiros jogos, provavelmente em Cáceres

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação