postado em 23/05/2009 18:17
Sob forte chuva, o Bahia venceu por 1 x 0 o Ceará, neste sábado, em Salvador. Com o gol do zagueiro Evaldo ainda no primeiro tempo, o time baiano conseguiu a segunda vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Já os cearenses, seguem sem vencer na competição e permanecem com apenas um ponto após três jogos.O Bahia iniciou ligado a partida e imprimiu uma pressão nos primeiros minutos. Mais organizado em campo, o time da casa criou algumas chances de gol em pouco tempo. No entanto, todas as jogadas pararam no goleiro Marcelo Bonan.
Só que a pressão do Bahia fez efeito. Aos 16 minutos, o meia Léo Medeiros cobrou escanteio e o zagueiro Evando subiu para cabeceou às redes, sem chance para Marcelo Bonan. O gol respeitou o melhor futebol apresentado pelos donos da casa.
Atrás no placar, o Ceará foi obrigado a partir para o ataque. Com isso, a partida ficou mais equilibrada e as chances de gol diminuíram. O Bahia não recuou, mas não exercia mais tanto domínio em campo.
Aos poucos, o Ceará foi tomando conta da partida e passou a pressionar o Bahia, que começou a avançar somente nos contra-ataques. Mais organizado em campo, os visitantes não corriam mais perigo.
Nos últimos dez minutos a partida se concentrou no campo de ataque do Ceará. Os visitantes impuseram uma forte pressão no Bahia, que se segurou de todas as maneiras para segurar a vitória até o intervalo. No melhor chance do alvinegro, aos 42 minutos, Geraldo fez boa jogada e chutou para boa defesa de Marcelo. Para os donos da casa, o 1 x 0 foi um ótimo resultado.
O Bahia voltou melhor no segundo tempo e dominou o jogo nos primeiros minutos. Aos oito minutos, os donos da casa fizeram boa jogada. Ananias cruzou na área e Reinaldo Alagoano chegou atrasado na bola e a colocou para fora.
Segundo tempo
Como na primeira etapa, o Ceará foi equilibrando aos poucos a partida. Os visitantes novamente foram se organizando em campo e passaram a chegar mais ao ataque. O Bahia seguia em busca do segundo gol, mas cada vez com menos intensidade, nos contra-ataques.
Por conta do campo molhado pela chuva, o Ceará seguia dominando, mas sem levar tanto perigo ao Bahia, que, na metade do segundo tempo, só avançava nos contra-ataques.
Só que a medida que o tempo passava, o Bahia foi cada vez mais sendo pressionado pelo Ceará. Os donos da casa começaram a abdicar do ataque e dar mais espaço perto da área do goleiro Marcelo.
Os minutos finais foram de sufoco para cima do Bahia. O time da casa não conseguia mais atacar e sofria com as vaias da torcida. Já o Ceará tentava de todas as formas o empate. Antes do fim, Michel ainda arriscou de longe e Marcelo fez grande defesa. No entanto, a forte retranca dos donos da casa fez efeito e o tricolor saiu com os três pontos.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 CEARÁ
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 23 de maio de 2009, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Renison Nunes Freire e Aílton Farias da Silva (SE)
Renda e público: não divulgados
Cartões amarelos: Hernani, Léo Medeiros, Nen e Ávine (BAHIA) e Geraldo, Michel e Fábio Vidal (CEARÁ)
GOL: Evaldo, aos 16min do 1; tempo
BAHIA: Marcelo; Marcos, Evaldo, Nen e Rubens Cardoso (Ávine); Leandro, Hernani (Rogério), Ananias, Léo Medeiros (Alex Maranhão); Reinaldo Alagoano e Paulo Roberto
Técnico: Alexandre Gallo
CEARÁ: Marcelo Bonan, Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Fábio Vidal; Michel, João Marcos, Reinaldo (Alex) e Geraldo; Preto (Esley) e Wellington Amorim (S;rgio Alves)
Técnico: Edmundo Silveira (interino)