postado em 23/05/2009 19:57
Mesmo que não vença o Grande Prêmio de Mônaco em 2009, o fim de semana da prova já terá servido como 'redenção' para Kimi Raikkonen. Longe da primeira fila de um grid de largada desde outubro do ano passado, o finlandês deixou a má fase para trás neste sábado, quando foi o segundo homem mais rápido do treino classificatório. Para completar a festa, ele precisa agora quebrar outro jejum, o de vitórias, que já está de pé há 19 provas.
A partir da última corrida do Japão, Raikkonen jamais havia ido tão bem em um qualifying como neste sábado, quando ficou a apenas 0s027 de Jenson Button. De acordo com o ferrarista, essa diferença teve relação com um pequeno equívoco em sua volta lançada. "Cometi um erro na primeira curva e estou desapontado por perder a pole position por alguns centésimos", admitiu.
Apesar da falha e da cobrança que coloca em si mesmo, o campeão da Fórmula 1 em 2007 se mostrou satisfeito com as expectativas que têm para a corrida, na qual o europeu tentará quebrar uma escrita: não ganha na categoria desde que foi à Espanha na última temporada: "O segundo lugar é um resultado legal, é bom estar na primeira fila de novo e poder lutar pela vitória que eu espero para amanhã (domingo). Darei meu melhor para atingi-la, pois ela é a única coisa que interessa".
A bordo de um carro evoluído em relação àquele que iniciou o ano - o brasileiro Felipe Massa também se destacou no treino e partirá em quinto nas ruas de Montecarlo -, Raikkonen elogiou, para fechar sua análise, o trabalho da Ferrari: "O carro melhorou e isso pode ser visto através da performance. Hoje nos sentimos bem mais confortáveis, pois a aderência aumenta pouco a pouco".