postado em 24/05/2009 08:00
Na série mais equilibrada do playoff do Novo Basquete Brasil (NBB), Universo/BRB/Financeira Brasília e Vivo/Franca fazem o quinto jogo das quartas de final às 13h deste domingo, no Distrito Federal.
"A série está muito equilibrada e não poderia ser diferente entre duas equipes com este nível", avalia o técnico Lula Ferreira. Segunda colocada na fase de classificação, a equipe comandada pelo treinador tenta fazer valer o mando de quadra para chegar à próxima fase.
Mais uma vez, a prioridade é o trabalho defensivo do time, um dos destaques do campeonato neste fundamento. No playoff, o aproveitamento tem sido equivalente e os brasilienses lideram as estatísticas de rebote, com média de 37,5.
Eficiente nos lances livres, o time paulista provocou a realização do quinto jogo ao converter dois arremessos a 11 segundos do final do jogo disputado na última sexta-feira. Para o técnico Hélio Rubens, o histórico das duas equipes é um indício de que o próximo duelo também será definido apenas nos últimos momentos.
"Todos os jogos têm sido muito equilibrados e isto é bastante gratificante", destaca, reafirmando a necessidade de acreditar até o final. O Franca começou a série com uma derrota em casa no primeiro jogo, mas conquistou o empate na partida seguinte, no ginásio do adversário.
No terceiro duelo, novamente em Brasília, os donos da casa recuperaram a dianteira e tiveram a chance de fechar a série fora de casa. Mas os francanos forçaram nova igualdade, levando a definição para o quinto jogo.
"Sabemos que não vai ser fácil vencer na casa deles, mas é com este espírito de desafio que vamos para lá. O retrospecto mostra que tudo pode acontecer", finaliza Hélio Rubens.
A quarta partida, no Pedrocão, contou com um torcedor ilustre: o armador do Phoenix Suns, Leandrinho Barbosa. O vencedor desta série enfrenta o Pitágoras/Minas a partir de quarta-feira. O time mineiro eliminou o GRSA/Itabom/Bauru por 3 x 0 nas quartas-de-final.
A outra semifinal, entre Flamengo e Ciser/Araldite/Univille/Joinville, começa na terça-feira. O time rubro-negro venceu o Pinheiros/Mackenzie por 3 x 0, enquanto os catarinenses bateram o Winner/Limeira por 3 x 1.