Superesportes

Grêmio e Botafogo no Olímpico em busca da primeira vitória na Série A

;

postado em 24/05/2009 08:00

Porto Alegre ; Botafogo e Grêmio ainda não venceram neste Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, o tricolor gaúcho estreia o técnico Paulo Autuori, que exige a primeira vitória neste Brasileiro. E jogando bem. Apesar das limitações e desfalques de seu elenco, o treinador Ney Franco também está otimista e diz que o alvinegro tem condições de derrotar o rival hoje, às 16h, no Estádio Olímpico. A TV Globo anuncia a transmissão.
O Botafogo, que empatou com Santo André e Corinthians, tem dois pontos.

Já o Grêmio, que divide suas atenções entre o Brasileiro e a Taça Libertadores, tem apenas um ponto, pois perdeu uma partida e empatou outra. Nada que impressione Ney Franco, embora o treinador alvinegro seja o primeiro a reconhecer: "O Grêmio tem um dos melhores elencos do país e é candidato fortíssimo a campeão da Libertadores. Portanto, merece nosso respeito, mas continuo achando que podemos ganhar".

O otimismo de Ney Franco se baseia na aposta em Rodrigo Dantas e Tony. Os dois agradaram contra o Corinthians e deixaram perspectivas animadoras: "Rodrigo tem potencial para substituir Maicosuel, mas não podemos jogar a responsabilidade em cima dele. É muito jovem. Assim com o Tony, que é bom atacante e pode render muito quando estiver bem adaptado".

Apresentado na segunda-feira, Paulo Autuori ressalta a necessidade de vencer a primeira partida no torneio. Mas diz que a atuação coletiva é tão importante quanto a conquista dos três pontos. ;Temos de ganhar não porque é minha estreia, mas porque o Grêmio tem de ganhar sempre. Não é vaidade de ganhar na estreia. Quero ser campeão;, disse Autuori, que pretende adotar o esquema 4-4-2, mas manterá o 3-5-2 para evitar mudanças bruscas.

"Organização tática é coisa com que sou obsessivo. Quero ver a equipe com harmonia nos movimentos. Quando falo em ganhar bem, é fazer direito as coisas. Não quero comodismo. A organização leva à perfeição. Quando você vai ver um concerto ou peça de teatro, não quer ver os caras fazendo mais ou menos. Quer ver fazendo bem."


Paulo Autuori não fará modificações importantes na escalação do time. Terá de substituir o volante Adilson, suspenso, e já confirmou que Túlio ocupará a posição. O meia Souza saiu do treino da última sexta-feira com dores no joelho e passou a ser dúvida. Se não se recuperar, deixará o lugar para Douglas Costa.

Mesmo tendo jogo contra o Caracas, na Venezuela, pela Libertadores, na próxima quarta, o clube gaúcho optou por usar força máxima contra o Botafogo. Depois de patinar nas duas primeiras rodadas, o tricolor precisa ganhar para não ficar distante das primeiras posições e próximo ou dentro da zona de rebaixamento.

Já o Botafogo ainda vive o baque da venda de Maicosuel para o futebol alemão. E Ney Franco tem outros desfalques com que lidar. Reinaldo não está recuperado da contusão sofrida na decisão do Estadual, assim como o meia Renato. O lateral-direito Alessandro tenta voltar de contusão e é dúvida até minutos antes do confronto com os gremistas. Caso não possa atuar, o treinador alvinegro manterá Thiaguinho na direita e escalará Gabriel na esquerda.

Do contrário, Gabriel deixa o time, com Thiaguinho se deslocando para a lateral esquerda. Na defesa, Ney Franco improvisa mais uma vez o versátil Eduardo, que já atuou como volante, meia e lateral-esquerdo. Agora, é zagueiro ao lado de Leandro Guerreiro e Juninho.

Ficha de jogo

Grêmio
Victor, Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Túlio, Tcheco, Souza (Douglas Costa) e Fábio Santos; Jonas e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Botafogo
Castillo, Leandro Guerreiro, Juninho e Eduardo; Alessandro, Fahel, Túlio Souza, Rodrigo Dantas e Gabriel; Tony e Victor Simões
Técnico: Ney Franco

Local: Estádio Olímpico
Horário: 16h (Globo)
Árbitro: Salvio Spinola (SP/Fifa)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação