postado em 24/05/2009 18:10
Se na tarde deste domingo no Estádio Olímpico o tempo se fechou, o Grêmio viu o caminho a ser trilhado por Paulo Autuori se abrir com uma vitória. O novo técnico tricolor iniciou sua jornada batendo o Botafogo por 2 a 0, na terceira rodada do Campeonato Brasileiro.As pequenas mudanças implantadas por Autuori não mudaram os problemas ofensivos do time. Apesar das dificuldades na finalização, os gaúchos conseguiram ir às redes duas vezes, primeiro com Jonas e depois com Fábio Santos. O resultado tirou o Grêmio da parte de baixo da tabela. Com os três pontos, o clube gaúcho subiu para a oitava colocação. Já o Botafogo ocupa a 16; posição, uma acima da zona de rebaixamento, com somente dois pontos somados.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrentará o Vitória, na Bahia. Antes disso, no meio da semana, o Tricolor enfrentará o Caracas, pela Libertadores. Já o Botafogo recebe o Sport, no sábado.
O jogo - O Olímpico recebeu um bom público, que tinha como expectativa principal ver o trabalho do novo técnico da equipe tricolor. Entretanto, o que pôde se ver foi o velho problema da finalização. O Botafogo entrou em campo esperando encaixar um contra-ataque, dificultando o toque de bola gremista.
Nos primeiros minutos de partida, a bola pouco rolou, saindo de campo o tempo todo, evidenciando dificuldades de troca de passes das duas equipes. Com 5 minutos, Jonas finalizou errado. Era o primeiro de vários chutes que não chegariam ao destino desejado.
Taticamente, o 3-5-2 de Autuori era diferente ao que era implementado por Celso Roth. A nova formação tinha os alas atuando na mesma linha do volante Túlio. Ruy e Fábio Santos ficaram mais presos, saindo somente alternadamente. Tcheco posicionou-se mais adiantado, ao lado de Souza.
A primeira boa chance tricolor ocorreu após falha do adversário. A defesa botafoguense saiu jogando errado, Tcheco arriscou de longe, mas Castillo, que estava adiantado, conseguiu voltar a tempo de executar firme defesa. A melhor oportunidade dos gaúchos veio de bola parada, aos 30 minutos. Após cobrança de falta, Léo carimbou a trave. Antes disso, Fábio Santos e Tcheco finalizaram longe do gol. Depois do lance de perigo, foi a vez de Jonas, Ruy e Souza mostrarem a falta de pontaria.
O único tiro perigoso do Botafogo saiu do pé de Juninho. Em cobrança de falta, ele obrigou Victor a espalmar. A primeira etapa terminou com bola parada dos cariocas e a segunda etapa começou da mesma forma. Desta vez Juninho acertou a trave.
O lance mexeu com o intimo dos donos da casa. Aos 9 minutos, finalmente, o Grêmio acertou no gol de Castillo. Foi fatal. Após a defesa alvinegra afastar mal, Jonas, de bico, acertou o canto, marcando o primeiro gol do time sob o comando de Autuori.
A partir daí, a partida começou de verdade. Sem um resultado que fosse de seu agrado, o Botafogo se abriu, dando espaços para o Grêmio. O confronto ficou mais franco. Aos visitantes faltava qualidade ofensiva para a criação de uma chance clara.
Em um descuido alvinegro, Douglas Costa avançou pela esquerda e cruzou na pequena área, Maxi López, escorou de letra, e Fábio Santos, com o gol escancarado só colocou para dentro. Aos 33 minutos, o Grêmio assegurava a primeira vitória no Brasileirão e da Era Paulo Autuori.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 BOTAFOGO
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 24 de maio de 2009 (Domingo)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Rocha (Fifa-BA)
Cartões amarelos: Gabriel, Eduardo e Tony (B); Réver e Ruy (G)
GOLS: GRÊMIO: Jonas, aos 12; e Fábio Santos, aos 33 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Victor, Léo, Rafael Marques e Réver (Willian Thiego); Ruy, Túlio, Tcheco, Souza (Douglas Costa) e Fábio Santos; Jonas e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori
BOTAFOGO: Castillo, Leandro Guerreiro, Juninho e Eduardo; Alessandro (Diego), Fahel, Túlio Souza, Rodrigo Dantas (Jean Coral) e Gabriel (Wellington); Tony e Victor Simões
Técnico: Ney Franco