postado em 24/05/2009 20:39
Contando com a ajuda do calendário internacional do atletismo, o GP do Pará de 2009 pôde abrigar atrações internacionais representados em seis campeões olímpicos, incluindo quatro que brilharam em Pequim-2008. Destes, apenas Maurren Maggi não faturou o ouro no estádio do Mangueirão: o português Nelson Évora, o esloveno Primoz Kozmus e a neozelandesa Valerie Vili fizeram valer os prognósticos.
Batida diante da torcida pela norte-americana Britney Reese, recordista da temporada no salto em distância, Maurren perdeu a chance de seguir o caminho dos atletas consagrados nos Jogos da China. Em solo brasileiro, Évora, Kozmus e Vili brilharam respectivamente no salto triplo, no lançamento do martelo e no arremesso de peso.
Um dos principais nomes da competição paraense, o português foi também campeão mundial em 2007 e conseguiu a revanche contra o cubano David Girat, que havia levado a melhor nos grandes prêmios de Rio de Janeiro e Uberlândia. A performance do ganhador, que anotou 17,66 m, bateu os 17,50 m do caribenho e colocou o europeu como o saltador mais expressivo do ano. O terceiro colocado também foi cubano: Yoandris Betanzos.
No lançamento do martelo, Primoz Kozmos teve um pouco mais de trabalho que Évora para sobressair. O esloveno, que já havia faturado o meeting carioca no último dia 17, faturou o bi ao alcançar a marca de 79,90 m. Campeão olímpico em Sydney-2000, o polonês Szymon Ziolkowski não conseguiu sair da quarta colocação, atrás de Dilshod Nazarov, do Tajquistão (78,47 m), e Marco Lingua, da Itália (76,57 m).
Para fechar as conquistas dos atletas laureados nas Olimpíadas de Pequim apareceu Valerie Vili. Representante da Nova Zelândia, ela triunfou ao arremessar o peso a 20,25 m. Atual campeã européia, a bielo-russa Natalia Mikhnevich ficou com 19,89 m, enquanto a cubana Misleydis Gonzalez fez 18,79 m.
Ganhadora em Atenas também vai bem: A sexta e última detentora de uma medalha de olímpica a participar do GP do Pará foi Osleidys Menendez. A cubana consagrada em Atenas-2004 realizou a marca de 62,24 m para vencer a competição do lançamento do dardo. Suas principais rivais na disputa foram a também representante da ilha, Yanet Cruz (60,66 m), e a brasileira Alessandra Resende, que fechou o pódio com 58,65 m.