postado em 24/05/2009 20:29
Em uma partida emocionante e cheia de alternâncias dentro de campo, Avaí e Coritiba empataram neste domingo por 2 a 2, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo pensando no duelo de quarta-feira contra o Internacional, pela Copa do Brasil, o Coxa utilizou seus principais jogadores, como Marcelinho e Carlinhos Paraíba, e contou apenas com a ausência do argentino Ariel.
O ponto conquistado pelas duas equipes não alterou suas situações na tabela. O Coxa conquistou seu primeiro ponto na competição e segue na zona do rebaixamento. Enquanto isso, o Avaí somou seu terceiro empate em três rodadas e ocupa a 13ª posição.
Depois do resultado deste domingo, o Coritiba retoma seu foco para a Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o Coxa vai ao Rio Grande do Sul para encarar o Internacional pela primeira partida das semifinais da competição. Pelo Brasileirão, por outro lado, o time paranaense encara no próximo sábado, às 18h30, o Goiás, no Couto Pereira. Enquanto isso, o Avaí duela contra o Inter, no domingo, às 18h30.
O jogo
Atuando na Ressacada, o Avaí procurou pressionar o Coritiba desde o apito inicial do árbitro Marcelo de Lima Henrique. Logo aos dois minutos, o zagueiro André Turatto subiu na área adversária e, de cabeça, assustou o goleiro Vanderlei.
As duas equipes insistiam nas jogadas pelo meio e paravam nas marcações bem postadas. Mas o Avaí chegava melhor na área do Coritiba e quase abriu o placar aos 25 minutos. O atacante William deu bom passe para Evando, que dominou e chutou com perigo, à esquerda do gol adversário.
Tamanha insistência dos donos da casa resultou no primeiro gol. Vanderlei fez milagre e a bola sobrou na entrada da área. Depois de belo passe, Evando entrou livre e driblou o goleiro e tocou para Muriqui, em cima da linha, apenas desviar para abrir o placar para o Avaí.
Entretanto, a torcida na Ressacada não teve nem tempo de comemorar a pequena vantagem. Logo na saída de bola, Hugo recebeu belo passe e tocou por cobertura, com categoria, na saída de Eduardo Martini e decretou a igualdade no marcador.
O ritmo intenso da partida seguiu nos instantes finais da primeira etapa, e o Avaí quase foi para os vestiários à frente. William cruzou para Evando dentro da área, o atacante catarinense perdeu um gol feito, ao dividir a bola com a defesa adversária. Assim, os primeiros 45 minutos terminaram 1 a 1.
O Coritiba voltou com uma postura mais adiantada no segundo tempo, principalmente com a alteração tática de René Simões, que aumentou a pressão do time no campo do Avaí. Porém, os donos da casa quase retomaram a vantagem no marcador. Logo aos cinco minutos, Evando cobrou falta, a bola desviou no meio do caminho e acertou o travessão de Vanderlei.
Apesar do susto, o Coxa manteve a mesma postura e conseguiu a virada através do seu principal jogador na temporada. Marcus Aurélio fez grande jogada individual e rematou forte da entrada da área. O goleiro Eduardo Martini cedeu rebote para o próprio atacante visitante, o camisa 20 cruzou para Marcelinho Paraíba, livre, apenas tocar para as redes.
Atrás do placar, o Avaí retomou o controle do jogo e pressionou o Coxa em busca do gol de empate. A pressão da torcida também entrou em campo e o time adotou outra postura. Com 27 minutos, Silas sacou Pingo e colocou Ricardinho em campo e, menos de um minuto depois, o ex-atleta do Coritiba decretou a igualdade. Evando cruzou da ponta esquerda e o camisa 16, de primeira, finalizou no canto direito de Vanderlei: 2 a 2.
Sentindo o cansaço pelo forte ritmo imposto durante o duelo, as duas equipes diminuíram o ritmo nos instantes finais. O Avaí, atuando em casa, buscou o gol da vitória nas bolas cruzadas, mas o bom posicionamento da defesa adversária impediu o clube de conquistar sua primeira vitória após o retorno à série A.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 2 X 2 CORITIBA
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 24 de maio de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Marco Aurelio dos Santos Pessanha (RJ)
Cartões amarelos: Eduardo Martini, Ferdinando, Emerson e Evando (Avaí); Carlinhos Paraíba, Jaílton, Felipe, Demerson e Marcelinho Paraíba (Coritiba)
Gols: AVAÍ: Muriqui, aos 34 minutos do primeiro tempo, e Ricardinho, aos 28 minutos do segundo tempo; CORITIBA: Hugo, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Marcelinho Paraíba, aos nove minutos do segundo tempo
AVAÍ: Eduardo Martini; Ferdinando, André Turatto, Emerson e Uendel; Marcus Winícius, Pingo (Ricardinho), Caio e Muriqui; William (Luís Ricardo) e Evando (Bruno)
Técnico: Silas
CORITIBA: Vanderlei; Demerson, Pereira e Felipe; Márcio Gabriel, Jaílton, Carlinhos Paraíba (Leozinho), Marcelinho Paraíba e Leandro Donizete; Hugo (Bruno) e Marcos Aurélio (Ramon)
Técnico: René Simões