postado em 25/05/2009 10:51
Tenista mais acostumado a atuar em nível challenger, Nicolas Devilder esteve muito próximo da glória nesta segunda-feira. Começando sua campanha em Roland Garros, o francês abriu 2 x 1 sobre Stanislas Wawrinka e teve 3/0 e 4/1 com o saque na mão no quarto set. O favorito da torcida não esperava, contudo, a reação do suíço, que venceu em 3h59 com parciais de 6/3, 5/7, 2/6, 6/4 e 6/4.
Um dos melhores jogadores do mundo sobre quadras de saibro e atual 18º colocado do ranking de entradas, Wawrinka esteve à beira de uma surpreendente eliminação na quadra 1 do complexo tenístico gaulês. Cometendo muitos erros não-forçados (foram 59 no total), o suíço vinha caindo frente à maior consistência de Devilder, que chegou a servir em 3/0 e 4/1 na quarta etapa antes de ver o início de sua derrocada.
O representante local, que é número 60 do planeta e já foi derrotado pelos brasileiros Marcos Daniel e Thomaz Bellucci nesta temporada, ainda colecionou um break point no quinto set que poderia ter sido decisivo. Porém, não concretizou a vantagem e falhou novamente no serviço no décimo game, em que levou logo um 15-40.
Muito agressivo, Wawrinka deixou a quadra com 47 bolas vencedoras (o francês anotou 26) e com a certeza de que teria evitado a batalha caso aproveitasse melhor as chances de quebra: converteu apenas oito das 23 colecionadas durante todo o embate. Mesmo assim, pôde comemorar o avanço à segunda fase, em que enfrenta o chileno Nicolás Massu, algoz do austríaco Daniel Koellerer também por 3 a 2: 6/3, 6/4, 1/6, 2/6 e 6/3.
Davydenko e González vencem fácil: Ao contrário do helvético, Nikolay Davydenko e Fernando González não gastaram muito tempo na primeira exibição em Paris. Nesta segunda-feira, o russo bateu o austríaco Stefan Koubek por 6/2, 6/1 e 6/4, e o chileno arrasou o tcheco Jiri Vanek por 6/3, 6/2 e 6/3.
Entre os dois antigos top 10 do ranking da ATP, quem ficou mais em quadra foi Davydenko, que confirmou seu favoritismo em 100 minutos, 15 a mais que González. De qualquer forma, ambos vão descansados para a segunda fase, na qual ainda não têm rivais definidos - o europeu joga contra Diego Junqueira ou Paul Capdeville, e o sul-americano enfrenta o vencedor entre Rui Machado e Kristof Vliegen.