postado em 26/05/2009 10:32
O ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz foi condenado a pagar R$ 25 mil de indenização ao jornalista José Carlos Amaral Kfouri, o Juca Kfouri. De acordo com o processo, Queiroz disse, no programa Fala, Brasília, em 2005, que Kfouri não tinha moral para criticá-lo porque teria recebido dinheiro do governo para elogiar Pelé, quando o ex-jogador era ministro do Esporte.
O jornalista alegou que a declaração do ex-ministro ofendeu sua honra, já que "sempre pautou sua atuação pelo combate à corrupção", de acordo com os autos. Por sua vez, Agnelo invocou sua imunidade parlamentar, que preserva a atuação dos parlamentares por sua opiniões. No entanto, o juiz Roque Viel não reconheceu a imunidade do ex-ministro. "O réu, quando concedeu a entrevista, encontrava-se afastado voluntariamente do seu cargo de parlamentar", explicou o juiz. Queiroz também afirmou que Juca Kfouri usa sua condição de jornalista para prejudicar desafetos.
Mas o juiz decidiu em favor do jornalista, que, para o magistrado, "possui reputação consolidada na mídia jornalística". Queiroz pode recorrer da decisão.