postado em 26/05/2009 10:40
Depois de fazer história com a camisa do Heerenveen, da Holanda, clube pelo qual marcou 41 gols em 41 jogos, fato que o levou a ser convocado por Dunga para a seleção brasileira, o atacante Afonso Alves transferiu-se para a Inglaterra por %u20AC 17,4 milhões. Mas não teve a mesma sorte na 'Terra da Rainha'.
Com um pífio desempenho no ataque do Middlesbrough, o jogador, rotulado por um jornal inglês como 'uma das dez piores contratações da temporada', marcou somente quatro gols em 24 partidas e não conseguiu ajudar o Boro a evitar a queda para a Segunda Divisão do Campeonato Inglês.
Apesar de não ter brilhado na Premier League, Afonso Alves segue com um bom mercado na Europa e pode, em breve, reencontrar alguns ex-parceiros de seleção brasileira, já que o Benfica, de Portugal, e o Sevilla, da Espanha, aparecem como interessados em seus gols, atualmente escassos.
Segundo o diário Sport, um diretor do Sevilla, time onde atua o atacante Luis Fabiano, titular do ataque do Brasil, estaria disposto a pagar 13 milhões de euros para levar o jogador à Espanha. Afonso Alves seria um pedido do técnico Manolo Jiménez para formar uma dupla de ataque verde e amarela na próxima temporada.
O Benfica, que acabou de fechar a contratação do volante Ramires junto ao Cruzeiro, teria um poder de fogo menor para oferecer ao Middlesbrough: 10 milhões de euros. De positivo, o fato de o empresário do jogador, Roberto Tibúrcio, considerar atraente a possibilidade de seu atleta atuar no futebol português.
"Quem não gostaria de ir para o Benfica? Tanto ele quanto eu gostaríamos que isso acontecesse, pois o Benfica é enorme e metade da população de Portugal torce por esse time. Ainda não há nada concreto, mas considero essa opção excelente", comentou Tibúrcio, ao diário português Record.