postado em 26/05/2009 12:00
O início de campanha em Roland Garros 2009 dificilmente poderia ter sido mais tranquilo para Novak Djokovic. Principal nome da chave masculina a jogar nesta terça-feira, o sérvio teve seu trabalho facilitado com o abandono do equatoriano Nicolás Lapentti - o rival do Brasil na próxima fase da Copa Davis não resistiu a uma contusão no pé e deixou a quadra quando perdia por 6/3 e 3/1.
Apesar do placar tranquilo que vinha construindo para cima de Lapentti, Djokovic vinha realizando um jogo de paciência contra o rival de 32 anos, que seguia firme nas trocas de bola e abusava das deixadinhas. O equatoriano, porém, que visita os brasileiros em setembro pela repescagem da Davis, só aguentou o ritmo por 1h18. Lesionado no pé, o número 102 do mundo desistiu do embate no momento em que já havia sofrido uma quebra de saque no segundo set.
Com mais um resultado positivo, Djokovic seguiu com sua proveitosa temporada de saibro, na qual faturou o ATP 250 de Belgrado, equilibrou partidas contra Rafael Nadal nas finais dos Masters 1000 de Montecarlo e Roma e chegou às semis em Madri - também caiu diante do espanhol. No Aberto da França, o homem de Belgrado conseguiu fugir do 'carrasco' e está localizado na chave de Roger Federer, o qual pode encarar na penúltima rodada.
Antes de pensar em um eventual clássico com o suíço, o quarto colocado do ranking de entradas se foca ainda na segunda fase, em que mede forças com o argentino Brian Dabul ou com o ucraniano Sergiy Stakhovsky. Eles atuam também nesta terça.