postado em 26/05/2009 13:42
Promovido do Barcelona B para a equipe principal do clube catalão no início da temporada, o técnico Josep Guardiola pode entrar definitivamente para a história nesta quarta-feira, caso vença o confronto contra o Manchester United e conquiste o título da Copa dos Campeões.
Além de levar o Barça ao cobiçado triplete, nome dado ao conjunto das conquistas do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Copa dos Campeões no mesmo ano, Guardiola alcançará uma invejável marca pessoal.
O treinador poderá ingressar no seleto grupo de profissionais que conquistaram a Copa dos Campeões em duas funções diferentes - como jogador e como técnico. Até o momento, são cinco os privilegiados: Miguel Muñoz, Giovanni Trapattoni, Johan Cruyff, Carlo Ancelotti e Frank Rijkaard.
Como jogador, Guardiola foi campeão da Champions League defendendo as cores do próprio Barcelona, em Wembley, no ano de 1992. Aos 38 anos, o profissional também busca igualar a marca de Miguel Muñoz como o técnico mais jovem a colocar tal conquista no currículo.
Se confiar nas estatísticas, o comandante do Barcelona pode começar a sorrir, pois dois dos cinco componentes do grupo que venceu a competição como técnico e jogador alcançaram ao menos uma das conquistas pelo Barcelona: Cruyff e Rijkaard.