postado em 27/05/2009 08:41
O novo reforço do Brasiliense foi apresentado ontem, já treinou e pode estrear pelo clube neste sábado, contra o Juventude, no Serejão, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante Abuda, 23 anos, participou, entre os titulares, de uma atividade promovida pelo técnico Roberval Davino: com 12 jogadores na linha, em vez de 10, o ex-jogador de Vasco e Corinthians atuou ao lado de Fábio Júnior e Chimba, que atualmente formam a dupla de frente.
Mas o treinador não confirma a escalação do atleta, que veio por empréstimo do Avaí até o fim da segundona. De acordo com Davino, os atacantes estavam no mesmo time para que o novato se familiarizasse com os novos colegas. ;Eu coloquei o Abuda com os dois (Fábio Júnior e Chimba) porque não sei se vou precisar dele no jogo. Se eu precisar, ele já conhece os caras;, afirma o técnico. A escalação do Brasiliense será definida somente após o coletivo, ainda sem dia definido.
Abuda, no entanto, afirma estar pronto para entrar em campo. A última partida do atacante aconteceu há quase dois meses, em 5 de abril, pelo Campeonato Paulista ; o atleta disputou o torneio pelo Marília, clube onde também atuou por empréstimo e marcou sete gols. ;Estou 100% fisicamente e tecnicamente. Estava treinando mesmo depois de voltar para o Avaí. Só fiquei parado no sábado e no domingo, por conta da transferência;, conta o jogador, que ainda não foi inscrito na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Enquanto aguarda a decisão de Davino, Abuda estranha a concorrência no ataque do Brasiliense. São nove jogadores para apenas duas vagas: o recém-chegado, Fábio Júnior, Chimba, Ricardinho, Gustavo, Chefe, Wellington Dias, Thiago Félix e Diogo, que está sendo transformado em lateral-direito pelo técnico. ;Vim para disputar vaga, não para ser titular. A briga vai ser boa, são muitos atletas de qualidade, mas sadia;, prevê o reforço amarelo.
Disputa
Caso Abuda seja escalado contra o Juventude, Chimba deve perder a vaga no time, já que os dois têm características parecidas, de movimentação, e Fábio Júnior joga mais fixo. ;Essa é a maior concorrência que já enfrentei. Geralmente, os clubes contam com cinco atacantes;, afirma Chimba, que promete empenho para se manter entre os titulares e confirmar a boa fase. ;Tem que trabalhar. Se eu for coçar a cabeça, estou morto;, brinca.
Além de Corinthians, que o revelou, Vasco, Avaí e Marília, Abuda defendeu outros quatro times: Wolfsburg, da Alemanha, GBA, da Bélgica, Naútico e Paraná Clube. Dos atacantes do Brasiliense, apenas Chefe não treinou ontem no Serejão. O atleta foi liberado para se casar. Contra o Juventude, o Jacaré poderá contar com o lateral-direito Júlio César e o meia Iranildo. Contundidos, os jogadores não enfrentaram o Fortaleza, na última rodada.