postado em 27/05/2009 19:02
O Manchester United por pouco não se sagrou o primeiro bicampeão invicto da história da Liga dos Campeões muito graças a seu sólido sistema defensivo. A equipe de Alex Ferguson sofreu apenas oito gols em 13 jogos, média de aproximadamente 0,6, e foi com sobras a menos vazada desta edição do nobre torneio interclubes do Velho Continente.Já o ataque vermelho termina a Champions com apenas 18 gols marcados, 14 a menos que o campeão Barcelona, dono da melhor ofensiva da competição. Cristiano Ronaldo e Berbatov, ambos com quatro gols, foram os artilheiros do time. O maior goleador da disputa foi Lionel Messi, do Barça, com nove tentos.
O Manchester começou a defender seu título continental no dia 17 de setembro do ano passado e decepcionou a torcida ao apenas empatar sem gols com o Villarreal em pleno Old Trafford, na abertura do grupo E. A reação veio nos dois jogos seguintes: triunfos por 3 x 0 ante o Aalborg, na Dinamarca, e Celtic, em casa.
O time voltou a tropeçar na quarta rodada, quando não passou de 1 x 1 com os escoceses, mas garantiu antecipadamente a classificação às oitavas ao ficar novamente no 0 x 0 com o Villarreal, desta vez na Espanha. Na última rodada da primeira fase, poupou titulares e só empatou por 2 x 2 com o Aalborg em Manchester. Com o resultado, os Diabos Vermelhos só garantiram a primeira colocação da chave, com dez pontos, porque o Villarreal perdeu do Celtic e ficou com nove.
As oitavas de final reservaram uma pedreira para o time de Cristiano Ronaldo, Rooney e companhia. Pela frente estava a poderosa Internazionale de José Mourinho. No jogo de ida, em Milão, a equipe esbarrou em uma excelente atuação do goleiro Júlio César e ficou no 0 x 0. Na volta, porém, Vidic e Cristiano Ronaldo marcaram e garantiram o triunfo por 2 x 0 aos donos da casa.
O Porto foi o adversário do Manchester nas quartas de final. A ida foi emocionante: empate por 2 x 2 no Old Trafford, que deixou a definição da vaga para o Estádio do Dragão. Jogando em seu país, Cristiano Ronaldo acertou um lindo chute no ângulo e assegurou a vitória por 1 x 0, frustrando os compatriotas.
Diferentemente do Barcelona, que só se garantiu na final nos acréscimos do jogo de volta ante o Chelsea, o Manchester não teve problemas na semi. Venceu o Arsenal duas vezes, primeiro em casa por 1 x 0, gol de O;Shea, e depois por 3 x 1 em pleno Emirates Stadium (Park e Cristiano Ronaldo, duas vezes, marcaram). Na decisão, porém, levou de 2 x 0 do Barça e viu ruir a série invicta de 25 jogos no torneio, que se estendia desde a semifinal da temporada 2006/2007, quando caiu ante o Milan.
Além da melhor defesa, serve de consolação aos Diabos Vermelhos o fato de terem quebrado tabus durante toda a fase mata-mata. Desde 2004, o campeão da competição caia logo nas oitavas de final da edição seguinte. Ao bater o Porto, o time dos brasileiros Anderson e Rafael se tornou o primeiro defensor do título a chegar à semifinal desde 2001. Por fim, a última vez que o atual dono do troféu havia alcançado a final ocorreu em 1997, quando a Juventus, campeã em 1996, perdeu do Borussia Dortmund.
CAMPANHA DO MANCHESTER |
17/09/2008 Manchester United 0 x 0 Villarreal |
OITAVAS DE FINAL |
24/02/2009 Inter de Milão 0 x 0 Manchester United |
QUARTAS DE FINAL |
07/04/2009 Manchester United 2 x 2 Porto |
SEMIFINAL |
29/04/2009 Manchester United 1 x 0 Arsenal |
FINAL |
27/05/2009 Barcelona 2 x 0 Manchester United |