postado em 28/05/2009 09:59
O placar de 7/6 (7-5) imposto por Lucie Safarova em Roland Garros sobre Venus Williams antes da interrupção do encontro entre elas na quarta-feira surpreendeu a muitos, e na volta à quadra, na manhã desta quinta, a tcheca mostrou que a vitória no primeiro set não havia sido obra do acaso. Ainda assim, a força da número 46 do mundo não foi suficiente para construir uma zebra em Paris, sendo que ela desperdiçou um match-point antes de levar a virada da norte-americana, que reagiu com 6/2 e 7/5.
Surpreendida no dia anterior, quando o jogo não pôde ser encerrado por falta de luz natural, Venus voltou à ação disposta a se classificar e logo fez um 6/2, porém teve de suar muito na terceira parcial. Sempre à frente no marcador, Safarova chegou a fazer 5/4 e 0-30 no saque da oponente e ainda teve um match-point negado logo depois. Aproveitando erros não forçados da nervosa tcheca, a favorita construiu um 0-40 no game posterior e perdeu as três chances de quebra antes de colecionar uma quarta que serviria para definir o resultado após 2h28.
Superada a maratona, a antiga líder do ranking feminino evitou uma nova decepção em um Grand Slam da atual temporada. Vale lembrar que no Aberto da Austrália ela inesperadamente caiu na segunda fase, diante da espanhola Carla Suárez Navarro. Sem sorte na França em 2008 - foi eliminada na terceira fase -, ela espera realizar uma boa campanha desta vez para encostar na ponta da lista da WTA, ocupada por Dinara Safina.
Para Williams ter saído do sufoco contra a europeia de apenas 22 anos, pesou o saque da atleta de 1,85 m, que encaixou dez aces e salvou quatro dos cinco break points encarados ao longo da partida - apenas um, no entanto, foi salvo na terceira parcial, exatamente aquele que, se aproveitado, teria colocado Safarova na terceira fase do torneio.
Cabeça-de-chave três em Roland Garros, a ianque repetirá nesta sexta-feira um confronto com Agnes Szavay, batida por 2 sets a 1 pela renomada tenista em feveiro passado, no saibro de Acapulco. Número 31 do mundo, a húngara avançara no dia anterior aplicando rápidos 6/2 e 6/0 sobre a russa Elena Vesnina.