postado em 28/05/2009 12:00
O suíço Roger Federer sofreu muito nesta quinta-feira, mas conseguiu garantir vaga na terceira rodada de Roland Garros. Diante do argentino Jose Acasuso, o número 2 do ranking da ATP teve de salvar set points, jogar dois tie-breaks e ficar em quadra por 2h35min, para vencer por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 5/7, 7/6 (7/2) e 6/2.
Com o resultado, Federer mantém vivo o sonho de conquistar seu primeiro título no Grand Slam francês - ele foi vice-campeão nas três últimas edições, sempre perdendo para o espanhol Rafael Nadal na decisão.
A vitória desta quinta-feira foi marcada pelo poder de reação do suíço, aliado aos erros de Acasuso em momentos decisivos. No primeiro set, depois de empate por 6 x 6, o jogo foi para o tie-break. O argentino chegou a ter 6 x 3, mas levou a virada - Federer fechou o desempate em 10/8.
Na segunda parcial, Acasuso conseguiu se impor. Contando com muitos erros não forçados do rival, o argentino fechou em 7/5. Embalado pelo bom desempenho, ele abriu vantagem de 4 x 0 no terceiro set, e sacou para fechar em 5/2 e 5/4, mas não aproveitou as oportunidades.
Diante de um adversário claudicante em quadra, Federer voltou para a partida. No tie-break, venceu com facilidade por 7/2. No quarto set, com Acasuso entregue, o suíço não teve problemas para fazer 6/2, espantando o que seria a maior zebra do torneio francês até o momento.
O adversário de Federer na terceira rodada sairá do confronto entre o francês Paul-Henri Mathieu, cabeça-de-chave número 32, e o espanhol Pablo Andujar.
Além do suíço, seis tenistas garantiram, nesta quinta-feira, um lugar na terceira rodada. O argentino Juan Martin del Potro, número 5 da ATP, despachou o sérvio Viktor Troicki por 3 x 0, com parciais de 6/3, 7/5 e 6/0. Ele enfrentará o russo Igor Andreev, que passou pelo também argentino Martin Vassallo Arguello em cinco sets, com 1/6, 7/5, 5/7, 6/3 e 6/4.
Outro confronto da terceira rodada será entre o experiente espanhol Tommy Robredo - que venceu o compatriota Daniel Gimeno-Traver por 3 x 0, com 6/4, 6/4 e 6/3 - e o argentino Máximo Gonzalez, que surpreendeu o italiano Andreas Seppi também em três sets, com 7/6 (10/8), 6/3 e 6/3.
O russo Nikolay Davydenko, décimo cabeça-de-chave, foi a quadra para terminar o confronto com o argentino Diego Junqueira, interrompido na quarta devido à falta de luz natural. O favorito confirmou sua condição em quatro sets, de virada, com 4/6, 6/3, 6/0 e 6/2.
Para a torcida francesa, o dia começou bem, com a vitória do ascendente Jeremy Chardy sobre o italiano Simone Bolelli. Candidato a novo ídolo local, ele precisou de cinco sets para levar a partida, com parciais de 6/2, 6/3, 4/6, 4/6 e 6/1.