postado em 28/05/2009 14:19
O técnico Marcelo Lippi anunciou nesta quinta-feira uma pré-lista com 13 convocados da seleção italiana para a disputa da Copa das Confederações, em junho. Antes de fechar a relação com os 23 representantes da Azzurra, o treinador dará oportunidade a jogadores menos badalados em um amistoso contra a Irlanda do Norte, em 6 de junho.
Na relação de convocados para o amistoso contra a seleção britânica, destaque para o volante Gennaro Gattuso, que passou os últimos cinco meses afastado dos gramados com uma lesão no joelho. O cão-de-guarda do Milan dividirá experiência na lista de convocados para o amistoso com o zagueiro Nicola Legrottaglie, da Juventus.
Lippi ainda optou por convocar oito novatos para o amistoso contra os irlandeses - dentre eles a jovem promessa da Inter de Milão, o zagueiro Davide Santon. O treinador, porém, manteve ausente o atacante Antonio Cassano, da Sampdoria.
Já para a disputa da Copa das Confederações, que começa para os atuais campeões mundiais em 15 de junho contra os Estados Unidos, estão na lista apenas jogadores mais consagrados. O time italiano campeão em convocações foi a Juventus, com cinco dos 13 chamados.
Além do goleiro titular absoluto Gianluigi Buffon, Lippi chamou o meia Camoransi, o atacante Vicenzo Iaquinta e os zagueiros Giorgio Chiellini e Fabio Cannavaro - este, vale lembrar, foi contratado a custo-zero junto ao Real Madrid e se apresenta em Turim ao final da temporada.
Confira as convocações da Itália:
Amistoso contra Irlanda do Norte:
Goleiros: Morgan de Sanctis (Galatasaray/TUR) e Federico Marchetti (Cagliari)
Defensores: Mattia Cassani (Palermo), Andrea Dossena (Liverpool), Alessandro Gamberini (Fiorentina), Fabio Grosso (Olympique de Lyon), Esposito (Lecce), Nicola Legrottaglie (Juventus), Davide Santon (Inter de Milão)
Meio-campistas: Marco Biagianti (Catania), Matteo Brighi ( Roma), Gaetano D'Agostino (Udinese), Daniele Galloppa (Siena), Gennaro Gattuso (Milan), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Angelo Palombo (Sampdoria)
Atacantes: Pasquale Foggia (Lazio), Giuiseppe Mascara (Catania), Giampaolo Pazzini (Sampdoria), Sergio Pellissier (Chievo) e Giuseppe Rossi (Villarreal/ESP)
Copa das Confederações
Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus) e Marco Amelia (Palermo)
Defensores: Fabio Cannavaro (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus) e Gianluca Zambrotta (Milan)
Meio-campistas: Mauro Camoranesi (Juventus), Danielle de Rossi (Roma), Simone Pepe (Udinese) e Andrea Pirlo (Milan)
Atacantes: Alberto Gilardino (Fiorentina), Vicenzo Iaquinta (Juventus), Fabio Quagliarella (Udinese) e Luca Toni (Bayern de Munique/ALE)