postado em 28/05/2009 17:10
O Fluminense emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira apresentando as medidas tomadas pelo clube após a invasão do treino da equipe por parte de torcedores na última terça-feira, quando o volante Diguinho chegou a ser agredido. Dentre as ações dos dirigentes tricolores está a saída do departamento de futebol das Laranjeiras o mais breve possível.Segundo a nota, assinada pelo presidente do Fluminense, Roberto Horcades, o clube buscará a "profissionalização estrutural" e, por isso, "o clube está acelerando o processo de retirada de todo o Departamento de Futebol das Laranjeiras para um novo Centro de Treinamento que em breve será anunciado de forma oficial".
O Fluminense também proibiu a entrada de pessoas não ligadas ao Departamento de Futebol do clube aos arredores do gramado das Laranjeiras. Além disso, promete suspender a distribuição de ingressos dos jogos para as torcidas organizadas.
No comunicado, o Tricolor ainda anunciou a punição dos membros de torcidas organizadas identificados no incidente da última terça-feira, sendo que os sócios terão suas carteiras cassadas e os não-sócios serão proibidos de frequentar as Laranjeiras.
Confira a nota oficial da diretoria do Fluminense:
"O triste, lamentável e repudiável episódio ocorrido nas Laranjeiras no último dia 26, quando pseudotorcedores tricolores invadiram o gramado do Estádio Presidente Manoel Schwartz para coagir, ameaçar e agredir os jogadores do elenco profissional maculou a imagem do Fluminense Football Club e deixou uma cicatriz em sua fidalguia.
Diante dos incidentes, que culminaram com disparos de arma de fogo por uma pessoa que não pertence tanto ao quadro social quanto ao quadro de funcionários do clube, a diretoria vem a público prestar esclarecimentos e anunciar medidas que foram discutidas e elaboradas nas últimas 48 horas e que serão adotadas a partir desta sexta-feira, 29 de maio de 2009 nas dependências de sua sede.
Através do seu Departamento Jurídico, o Fluminense agiu rapidamente e com rigor, registrando ocorrência de violação de domicílio e ameaça a jogadores e dirigentes na 9; Delegacia de Polícia, no Catete, logo após a invasão dos torcedores.
Também acompanhados dos advogados do clube, os atletas Fernando Henrique, Diguinho e Marquinho prestaram depoimento na 9; DP;
Como é de conhecimento público, o despachante Robson Braga dos Santos Oliva, autor dos disparos, também compareceu (por vontade própria) à 9; DP para prestar depoimento. Disse ser amigo do atleta Fernando Henrique e, portanto, sem qualquer vínculo social ou empregatício com o Fluminense Football Club.
Sendo assim, a partir desta sexta-feira (29 de maio de 2009), fica expressamente proibida a entrada de pessoas não ligadas ao Departamento de Futebol nos arredores do gramado das Laranjeiras. Somente terão acesso e poderão transitar neste perímetro, jogadores, membros da comissão técnica, diretoria, associados, funcionários do clube e profissionais da imprensa, todos com seus respectivos crachás funcionais;
As salas das torcidas organizadas, que servem como depósito para faixas, bandeiras e demais adereços, localizadas debaixo das arquibancadas do Estádio Presidente Manoel Schwartz, serão desativadas o mais rápido possível.
Os integrantes de torcidas organizadas identificados no incidente ocorrido nas Laranjeiras no último dia 26 serão punidos. Os sócios terão suas carteiras cassadas e os não-sócios serão proibidos de entrar e/ou frequentar as Laranjeiras;
A Diretoria decidiu suspender a prática de distribuição de ingressos dos jogos do Fluminense para as torcidas organizadas.
A Superintendência Geral do clube encaminhará ofícios e solicitará viaturas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para os arredores da sede sempre quando o Departamento de Futebol entender que haverá um "treino de risco" nas Laranjeiras;
O mesmo acontecerá para estes treinamentos com os acessos diretos ao gramado do estádio - arquibancada da Rua Pinheiro Machado e portões do Parquinho, do Bar do Fidélis, do Salão Nobre e dos estacionamentos -, onde só transitarão pessoas previamente identificadas;
Por fim, sabemos da vultuosa história que representa o quase centenário Estádio das Laranjeiras, hoje Presidente Manoel Schwartz, berço do futebol brasileiro e primeiro a receber a nossa Seleção. Mas precisamos partir para a profissionalização estrutural, que já se faz necessária a tempos. Estamos acelerando o processo de retirada de todo o Departamento de Futebol das Laranjeiras para um novo Centro de Treinamento que em breve será anunciado de forma oficial.
Mas não basta mudar de local sem mudar a mentalidade. Desde quando assumi a presidência do clube, no primeiro dia de minha primeira gestão, levanto a bandeira de sairmos das Laranjeiras. Todas as medidas impostas a partir de hoje também valerão para os nossos dois Centros de Treinamentos em Xerém: o Vale das Laranjeiras (Divisões de Base) e o dos profissionais, este ainda em fase de construção."
Roberto Horcades, presidente do Fluminense Football Club