postado em 29/05/2009 08:43
As federações de futebol da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales anunciaram nesta sexta-feira que apenas jogadores ingleses serão convocados para defender a seleção britânica nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. A decisão foi divulgado por meio de carta enviada à Fifa, que tinha dado um prazo até o fim deste mês para solucionar o imbróglio.
A Grã-Bretanha está inscrita sob uma só bandeira no Comitê Olímpico Internacional e na grande maioria dos esportes coletivos, mas não é o que ocorre no caso da Fifa, em que os quatro países disputam as competições separadamente. Como os britânicos têm direito a uma vaga como país-sede, a Fifa decidiu abrir uma exceção, e indicou que os próprios dirigentes dos países chegassem a um acordo sobre o que fazer.
O problema é que escoceses, galeses e norte-irlandeses não aceitaram que seus jogadores fizessem parte da seleção britânica com medo de perder influência na Fifa. Assim, chegou-se ao acordo de escolher apenas ingleses. Será a estreia do futebol britânico no futebol feminino em Jogos Olímpicos, enquanto no masculino a última participação foi em Roma/1960, quando a equipe caiu na primeira fase.
A Grã-Bretanha tem duas medalhas de ouro no futebol olímpico, ambas conquistadas nos primórdios da disputa: em Londres/1908 e Estocolmo/1912.