postado em 29/05/2009 09:23
Um dia após se irritar com o técnico Roberval Davino e abandonar o coletivo de quarta-feira, por achar que não seria aproveitado entre os titulares, o meia Iranildo voltou atrás nas críticas e pediu desculpas ao treinador. De acordo com o jogador, o episódio não passou de um mal entendido. Coincidência ou não, o camisa 10 do Brasiliense treinou ontem entre os titulares e garantiu vaga no duelo contra o Juventude, amanhã, no Serejão, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A situação foi resolvida logo no início do treino, quando Davino reuniu os jogadores no gramado do Serejão para uma conversa de aproximadamente 15 minutos. ;Ele falou comigo numa boa e resolvemos tudo. Tenho humildade para admitir que me expressei mal;, explicou Iranildo. ;Coloquei a situação na frente de todo o grupo e o Iranildo entendeu. Falo olhando nos olhos das pessoas. Desde quarta-feira, ele já estava escalado;, jurou o técnico.
A irritação do meia começou no início do coletivo da véspera. Como não enfrentou o Fortaleza na última rodada, por conta de dores na coxa esquerda, Iranildo participou do confronto entre reservas, tradicionalmente promovido por Davino antes de os titulares entrarem em campo. O atleta, então, pensou que seria preterido do time principal. Pouco depois, comunicou o auxiliar Sérgio Carvalho que deixaria o Serejão.
Davino explicou ao atleta, no entanto, que a medida não significava barração. E lembrou Iranildo que o volante Juninho, também titular, participou da mesma atividade e depois treinou com na equipe principal. ;O Iranildo jogou cinco partidas comigo, todas muito bem. Como vou tirar o cara? Falei isso pra ele;, contou o técnico, que disse ter ficado surpreso ao ser informado do desabafo do atleta, pouco antes do treino de ontem.
Davino aproveitou para esclarecer outro assunto que, segundo Iranildo, teria sido o primeiro motivo de insatisfação com o técnico. O meia reclamou não ter sido consultado sobre a troca do capitão da equipe ; o goleiro Guto perdeu o posto para o zagueiro Cris. O técnico demonstrou firmeza na resposta. ;Isso não é do interesse do Iranildo. Eu escolho quem eu quero na função de capitão. Comuniquei quem eu tinha que comunicar;, rebateu.
Com o problema esclarecido, Iranildo treinou bem num Brasiliense com postura tática diferente. Davino decidiu armar o time com três zagueiros, a exemplo das duas primeiras rodadas, mas sem um ala direito no esquema 3-5-2. Improvisado na lateral no 4-4-2 da última rodada, o volante César Gaúcho formou o trio de zagueiros ao lado de Cris e Ailson. Mas nem a mudança fez o técnico promover o retorno do lateral-direito Júlio César, recuperado de lesão.
O Brasiliense, portanto, terá vários jogadores cobrindo o setor. César Gaúcho e Juninho ocuparão o lado direito quando o time estiver sem a bola. Quando a equipe atacar, o atacante Chimba será o responsável pelo espaço, embora às vezes tenha voltado para ajudar na marcação. Os meias Éder e Iranildo ser revezam no apoio ao centroavante Fábio Júnior. Os atletas, no entanto, ainda não se adaptaram à nova formação: o setor ficou desprotegido em vários momentos.
;A gente só treinou assim hoje (ontem) e sentiu um pouco a diferença;, confessou César Gaúcho. ;Tenho várias opções para escalar o time, de acordo com a técnica, com a tática. Escolhi uma;, resumiu Davino. Os titulares venceram os reservas por 4 x 0. Fábio Júnior, de pênalti, Iranildo, Éder e Chimba marcaram os gols.
Abuda
A estreia do atacante Abuda, apresentado na terça-feira, não acontecerá amanhã. De acordo com Davino, o atleta não ficará nem sequer no banco de reservas. Para o técnico, o jogador ainda precisa melhorar a forma física. ;Ele está um pouquinho acima do peso;, justificou. Ontem, Abuda repetiu o treinamento de quarta-feira: participou da primeira parte do coletivo, ainda sem os titulares, e depois correu em volta do gramado do Serejão.
A situação sobre o retorno do volante Agenor, que pertence ao Brasiliense, mas está no Paraná, foi adiada para hoje. O empréstimo do jogador termina no domingo. O clube paranaense ainda negocia com o Jacaré a permanência do atleta. De acordo com o homem forte amarelo, Luiz Estevão, há outras duas equipes interessadas em conta com o cabeça de área.