postado em 29/05/2009 10:06
O técnico Bert van Marwijk nomeou nesta sexta-feira os 22 jogadores que integrarão a seleção holandesa nos próximos dois compromissos do time laranja nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010. A grande ausência na relação que pode garantir antecipadamente a vaga para o principal torneio de futebol do planeta é o meia Wesley Sneijder, preterido da lista por estar em recuperação de uma lesão muscular.
Um dos principais meio-campistas do time de Marwijk, Sneijder não atua de forma consecutiva pelo Real Madrid desde abril, quando sentiu uma lesão muscular na panturrilha. Assim, o meia dará espaço na seleção a outro companheiro no clube merengue, Rafael van der Vaart, para enfrentar a Islândia fora de casa em 6 de junho e quatro dias depois receber a Noruega.
A novidade na lista holandesa fica por conta do atacante Eljero Elia, do Twente, convocado pela primeira vez. O jogador de 22 anos foi um dos destaques de sua equipe, vice-campeã do Campeonato Holandês - tão surpreendente quanto o título do AZ Alkmaar. O time campeão nos Países Baixos, aliás, enviou três representantes ao time de Marwijk: os meio-campistas Demy de Zeeuw, Stijn Schaars e David Mendes da Silva.
Para as próximas duas partidas da Holanda, nomes mais conhecidos também foram chamados. Dentre eles estão o meia Arjen Robben e os atacantes Klaas-Jan Huntelaard (ambos do Real Madrid), Dirk Kuyt, Ryan Babel (os dois do Liverpool) e Robie van Persia (Arsenal).
A Holanda é líder do grupo 9 das Eliminatórias Europeias, com 100% de aproveitamento em cinco jogos disputados. Uma simples vitória nos próximos dois jogos garante a Laranja Mecânica na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.