postado em 30/05/2009 08:00
Nassau ; Sob grande expectativa, mas, possivelmente, sem surpresas, o Comitê Executivo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) se reúne a partir de hoje, em Nassau, para anunciar as 12 sedes da Copa de 2014, que será disputada no Brasil. Embora o anúncio oficial só vá ocorrer amanhã, à s 15h30 (de BrasÃlia) ; a TV Globo e o canal SporTV (Net e Sky) anunciam a transmissão ;, é praticamente certo que as cidades escolhidas serão: BrasÃlia, que supera Goiânia; Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, ganhando a disputa com Campo Grande; Manaus, vencendo o embate com Rio Branco e Belém; Natal, eliminando Florianópolis; Fortaleza, Salvador e Recife. A relação das sedes foi anunciada ontem no blog do colunista Ancelmo Gois, no Globo on line.
Da reunião do Comitê Executivo, participam o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o secretário-geral, Jérôme Valcke, e mais 23 membros. A assembleia começará hoje, à s 16h, prosseguindo amanhã, à s 11h, sempre no horário de BrasÃlia. O Comitê também vai tratar da possÃvel retirada, da Nigéria, do Mundial Sub-17, em setembro. O evento pode ir para Gana, que tem mais chances por ter sido a sede da última Copa Africana de Nações; Egito, que vai ser a sede do Mundial Sub-20 este ano; ou a Ãfrica do Sul, que usaria os estádios preparados para a Copa de 2010 e para a Copa das Confederações, em junho.
O Comitê Executivo da Fifa também deve referendar a proposta a ser apresentada ao Comitê OlÃmpico Internacional (COI), no sentido de que o Mundial Sub-20 de 2011 seja classificatório para o torneio olÃmpico de Londres-2012.
A Copa de 2014 vai mobilizar o governo federal. ;Na semana seguinte à escolha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicará um decreto, criando o grupo interministerial que vai organizar a ação do governo federal para a Copa do Mundo de 2014;, revelou o ministro do Esporte, Orlando Silva.
Elogios
Em nota publicada no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o presidente Ricardo Teixeira não confirmou os nomes das escolhidas. Apenas parabenizou as 17 cidades pela disputa. ;Nesse processo de escolha não há vencedores ou vencidos. A cidade que não for indicada poderá participar da Copa do Mundo com as opções que a competição oferece, como centros de treinamentos para as seleções e outros eventos especÃficos;, incentivou.
Teixeira aproveitou para alertar as futuras eleitas: ;Os comitês das cidades-sedes terão muito trabalho pela frente. Terão de cumprir prazos e todo o cronograma estabelecido pela Fifa até 2014;, declarou.
Mas se amanhã ocorrerá o anúncio oficial das escolhidas, seguirá a expectativa em relação à indicação do Comitê Organizador da Fifa sobre o local de abertura e final da Copa do Mundo. O mais provável é que o Maracanã seja escolhido para a decisão. Assim, BrasÃlia, São Paulo e Belo Horizonte ficariam no páreo pela abertura da competição ; a que ganhar sediará também o congresso anual da Fifa e terá o centro de imprensa internacional.