Superesportes

Patinadores movimentam estacionamento do Parque da Cidade

;

postado em 30/05/2009 09:47
O estacionamento sete do Parque da Cidade está cada vez mais lotado nos fins de tarde. Quem pensa que ao passar por lá vai se deparar com um lugar abarrotado de veículos pode se surpreender. É que, pouco antes do sol se pôr, crianças, jovens e adultos começam a chegar ao local para praticar a patinação de velocidade.

Ainda pouco valorizada no país, mas com um número crescente de adeptos ; em 2007, eram seis federados em Brasília, hoje são 33 e, se somados aos alunos das escolinhas, totalizam, aproximadamente, 100 atletas ;, a patinação de velocidade é um dos esportes que disputam uma das duas vagas nas Olimpíadas de 2016 ; a cidade do Rio de Janeiro é candidata a sede. Golfe, caratê, beisebol, rúgbi, softbol e squash também concorrem para a inclusão na competição.

Enquanto aguardam a resolução do Comitê Olímpico Internacional, que sairá em outubro, os atletas do Distrito Federal lutam por uma pista para treinar. A construção do velódromo para abrigar competições de ciclismo no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna despertou esperança nos praticantes da patinação.

Em 22 e 28 de maio, a Confederação Brasileira e a Federação Brasiliense de Hóquei e Patinação (Febrahpa), respectivamente, enviaram um documento à Secretaria de Esportes solicitando o alargamento da pista em 3,80 metros para que o espaço também atenda as competições de patinação. ;A ampliação agregaria ao esporte em Brasília. Acredito que para os ciclistas não teria problemas;, afirmou o vice-presidente da Febrahpa, Marcos Rodrigues Birbeire.

A Secretaria de Esportes informou que o secretário, Aguinaldo Silva, gostou da ideia. Porém, ainda segundo a secretaria, o projeto do velódromo já está pronto e licitado e, para que haja qualquer alteração, é necessário verificar a viabilidade técnica e jurídica da mudança. A resposta definitiva deve vir até o fim da próxima semana.

Disputa
Hoje e amanhã, das 8h às 18h, acontece o Campeonato Brasiliense de Patinação de Velocidade. Cerca de 60 atletas estarão na disputa destinada à formação da Seleção Brasiliense, que participará do Campeonato Brasileiro de Seleções no mês de outubro, em Sertãozinho (SP). Patinadores de fim de semana também poderão participar pela categoria fitness, mediante pagamento de uma taxa de R$ 35. Na quarta-feira, os atletas das equipes Jaguar e Capital Speed fizeram o reconhecimento do estacionamento que sediará a competição.

;Nessas condições, Brasília jamais poderia receber qualquer tipo de campeonato internacional nem nacional. Na verdade, o que fazemos é uma adaptação para não ficarmos sem competições;, explicou Birbeire. ;Dá vergonha treinar e sediar campeonatos em um estacionamento;, lamentou o técnico da Seleção Brasileira, Ramiro Riveros, que veio da Colômbia para treinar a seleção do Pan-Americano e se estabeleceu no país. ;Meu maior sonho é ter dentro de seis anos um campeão mundial, mas, para atingir essa meta, preciso de uma pista;, alertou Ramiro.

O atleta e diretor esportivo da Jaguar, Rafael Gomes Velasqui Gama, esteve na Colômbia em dezembro e compreendeu por que o país é recordista em medalhas e exporta treinadores. ;Em uma semana em Bogotá, conheci cinco pistas. Até na favela tinha pista. É outra realidade.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação