postado em 31/05/2009 10:54
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anuncia na tarde deste domingo (31/05), em Nassau, nas Bahamas, as 12 cidades brasileiras que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Na realidade, elas já são conhecidas. O anúncio da entidade que rege o futebol internacional será meramente para tornar oficial a indicação de Brasília, Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Manaus, Natal, Fortaleza, Salvador e Recife, como foi amplamente noticiado neste sábado. A TV Globo e SporTV (Net e Sky) transmitem o evento, ao vivo, às 15h30 (de Brasília).
Depois disso, finalmente começam os preparativos para o Brasil organizar o Mundial, com as diversas obras de infraestrutura, construção e modernização de estádios, as quais precisam estar prontas até o início da competição. Todas as cidades vencedoras prometem fazer uma grande festa hoje. Rio, São Paulo, Salvador e Recife vão aproveitar os jogos do Campeonato Brasileiro marcados para as 16h ; pouco depois do anúncio ; para centralizar as comemorações.
Espera-se também para hoje que a Fifa aponte os locais dos principais jogos da Copa de 2014. O Rio, por exemplo, tem a certeza de que terá a final, no Maracanã. Brasília e São Paulo brigam para receber a partida de abertura, com a forte concorrência de Belo Horizonte. Brasília largou bem na frente entre as candidatas do Centro-Oeste, enquanto Goiânia ficava a reboque do embate entre Cuiabá e Campo Grande. Essas duas capitais tentaram nos últimos meses mostrar a relação de cada uma com o Pantanal, convictas do apelo ecológico. Ponto para Cuiabá, que estará entre as anunciadas hoje, a se confirmarem as informações antecipadas ontem.
A propósito, o excesso de gastos com propaganda e as incursões políticas de personalidades à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) incomodaram a cúpula da entidade. Por meio de assessores, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tratou de advertir que eventuais caravanas dessas e de outras cidades-candidatas às Bahamas poderiam soar como um desrespeito à comissão da Fifa responsável pela escolha das 12 sedes.
Na região Norte, Manaus e Belém ofuscaram Rio Branco. A Amazônia estará presente com pompa no evento, e isso é voz corrente na CBF há alguns anos. Nas últimas semanas, a tendência favorável a Manaus passou a ser mais considerada.
Proximidade
Aos poucos, ficou evidente que outra cidade das 17 candidatas sairia de uma disputa equilibrada entre Florianópolis e Natal. Por tradição no futebol, a capital catarinense venceria a luta no primeiro round. Tem clubes com melhor estrutura e uma federação com mais peso político na CBF. Mas isso não influenciou a decisão da Fifa. Natal ganha graças à relativa proximidade com a Europa, em comparação a Florianópolis.
Além disso, aspectos turísticos nortearam o voto a favor da cidade nordestina. A promessa de novos voos diretos da capital potiguar para centros da Europa foi bem acolhida pelos inspetores da Fifa e pode ter definido a exclusão de Florianópolis. Os catarinenses também saíram prejudicados porque as vizinhas Porto Alegre e Curitiba eram tidas como barbada. Seria difícil imaginar que um país de dimensões continentais pudesse agraciar todos os estados de uma região.