postado em 31/05/2009 16:02
A escuderia CRT Brasil foi a grande vencedora na etapa de paranaense da fórmula GT3, realizada neste domingo no Autódromo de Curitiba. O gaúcho Cláudio Ricci e o paulista Rafael Derani, os dois pilotos da equipe, largaram na pole position e lideraram a corrida praticamente de ponta a ponta, levando o time ao lugar mais alto do pódio, pela segunda vez no ano. Dessa forma, a dupla subiu para 74 pontos na classificação geral.
No primeiro turno da corrida, uma das grandes disputas ocorreu entre Cláudio Ricci e Allam Khodair, que tentou de diversas maneiras assumir a ponta do rival, abrindo uma grande vantagem sobre o segundo pelotão da largada, que acabou ocorrendo com a presença do safety car.
Já na segunda parte da prova, a chuva entrou em cena e obrigou os pilotos ma dobrarem as suas atenções. Mesmo assim, Rafael Derani , junto de sua Ferrari F430, não cometeu erros e conseguiu levar a CRT Brasil para mais uma vitória na temporada.
"A largada com safety car, por causa da pista molhada, nos favoreceu. Acho que se largássemos lado a lado com os Viper teríamos dificuldade para chegar ao final da reta em primeiro. Como mantive a ponta, a meta passou a ser andar o mais forte possível, para que o Rafael (Derani) pudesse ter condições de continuar brigando pela vitória", analisou Cláudio Ricci.
Já Derani comemorou muito o fato da chuva ter aparecido no momento em que estava na pista. "Para mim foi ótimo ter chovido, porque o Ramon (Matias, segundo colocado) vinha se aproximando. Estar em primeiro nesse momento facilitou um pouco a corrida, mas não a pilotagem. Estávamos de pneus slick, e toda a pista estava muito escorregadia", afirmou o paulista, que completou.
"Os trechos mais críticos eram o Esse de Baixa e a Curva da Vitória, mas frear no fim da reta também foi um grande desafio. Tinha que tirar o pé 200 metros antes do ponto normal, e pressionar o pedal com muito cuidado. Sob essas condições, a última volta foi a mais longa da minha vida", finalizou.
Confira o resultado final da prova:
1) R.Derani/C.Ricci (SP/RS), 42 voltas em 1:01:33.787 (média de 151,24 km/h)
2) R.Matias/M.Stumpf (RS/RS), a 8.874
3) A.Feldmann/T.Camilo (PR/SP), a 46.524
4) M.Hahn/A.Khodair (SP/SP), a 1:10.696
5) W.Ebrahim/F.Ebrahim (PR/PR), a 1:35.321
6) R.Mauricio/A.Hermann (SP/SP), a 1 volta
7) F.Poeta/D.Rosa (SP/RS), a 3 voltas
8) W.Derani/R.Santos (SP/SP), a 6 voltas
9) C.Lunardi/R.Rosset (SP/SP), a 10 voltas
10) C.Faria/H.Guerra (SP/SP), a 35 voltas
11) M.Santanna/Griecco (SP/SP), a 36 voltas
12) V.Faria/L.Vital (SP/SP), a 37 voltas
Confira a classificação geral:
1) Rafael Derani e Claudio Ricci, 74 pontos
2) Clemente Lunardi, 57
3) Allam Khodair e Marcelo Hahn, 49
4) Ramom Matias e Matheus Stumpf, 46
5) Thiago Camilo, 45
6) Wagner e Fabio Ebrahim, 43
7) Walter Derani e Rodolpho Santos, 37
8) Constantino Jr., 35
9) Alceu Feldmann, 32