postado em 01/06/2009 12:05
A oportunidade foi dada neste final de semana, com a realização da primeira parte do Troféu Brasil. Porém, nenhum brasileiro conseguiu atingir os índices necessários para participar do Mundial de atletismo, programado para agosto, em Berlim.
Bragança Paulista recebeu a competição, que recebeu disputas de lançamento de martelo, heptatlo e decatlo. As demais provas do Troféu Brasil serão realizadas de quarta-feira a domingo, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Com 116 pontos, a BM lidera na pontuação geral, contra 104 da Rede Atletismo.
Quem chegou mais perto foi Anderson Venâncio, que marcou 7712 pontos no decatlo - o índice B para o Mundial é 7730. Ainda assim, ele comemorou a obtenção de seu recorde pessoal. "Esperava um bom resultado, mas fui melhor", afirmou o atleta, que ao lado do o vice-campeão Carlos Chinin, tentará a classificação no Sul-americano.
Vencedora da prova feminina do heptatlo, com direito a recorde do torneio (5884 pontos), Lucimara Silvestre também aposta no torneio continental. Quem também vai a Lima é a vice-campeã do Troféu Brasil, Vanessa Spínola.
"A Lucimara foi bem, mas poderá ir melhor, ainda, no Sul-Americano", afirmou o treinador Jayme Neto. "Esperávamos que ela fizesse aqui o índice B para o Mundial de Berlim (em agosto), que é 5900 pontos. Mas ela tem condições de vencer no Peru e fazer o índice", explicou o técnico.
No lançamento de martelo feminino, a vencedora Katiuscia de Jesus alcançou a marca de 59,83m, bem abaixo dos 67,50m necessários para o Mundial. O mesmo se repetiu entre os homens, disputa na qual Wagner Domingos ficou com o ouro com 67,85m - a marca mínima para a disputa masculina no Mundial é 74,30m.