postado em 03/06/2009 13:07
O cansaço atingiu o elenco do Grêmio. A revelação é do lateral Ruy. A maratona de sete jogos no mês de maio levou os jogadores a atingirem o seu limite físico. Isso acabou afetado o ritmo da equipe nas últimas duas vezes que entrou em campo. "Lógico que a gente sente. É sacrificante. Os jogadores estão no limite em relação ao condicionamento físico", comentou ao Clicrbs.
O quinto mês do ano foi pesado no Olímpico. O time tricolor disputou sete partidas, dando uma média de um jogo a cada quatro dias. Poupar não fez parte do vocabulário gremista; o time que atuou sempre teve a presença dos titulares. Porém, o maior desgaste não está relacionado ao fator "tempo de jogo", mas sim às longas viagens. A delegação do clube percorreu cerca de 20.000 km sobrevoando toda a América do Sul.
Nesse conjunto de confrontos, o Grêmio teve que viajar ao Peru e à Venezuela, pela Copa Libertadores, e a Belo Horizonte e Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. Entretanto, o mês de abril tinha sido "fácil" no quesito físico, com somente cinco partidas disputadas.
A não ser que os exames realizados pelo departamento médico e físico do Grêmio apontem um sério risco de lesão em algum jogador, não haverá time misto em campo. O recado foi dado por Paulo Autuori logo que chegou ao clube. Para enfrentar o Náutico na quinta-feira, o único desfalque será o goleiro Victor, que está na seleção brasileira.
Os jogos do Grêmio em maio
06/05: San Martín (PER) 1 x 3 Grêmio
10/05: Grêmio 1 x 1 Santos
13/05: Grêmio 2 x 0 San Martín (PER)
16/05: Atlético-MG 2 x 1 Grêmio
24/05: Grêmio 2 x 0 Botafogo
27/05: Caracas (VEN) 1 x 1 Grêmio
31/05: Vitória 1 x 0 Grêmio