postado em 03/06/2009 15:31
Titular do Botafogo desde o início do ano, Renan ficou fora dos dois últimos jogos no Campeonato Brasileiro (derrota por 2 a 0 para o Grêmio e empate por 2 a 2 com o Sport) por dores lombares. Castillo assumiu o posto e teve grandes atuações, sendo muito elogiado por Ney Franco. A situação deixou a disputa em aberto, mas Renan terá uma nova oportunidade neste domingo contra o Fluminense.
Castillo sequer vai ficar no banco de reservas, porque estará servindo à seleção do Uruguai nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Com isso Renan pretende aproveitar a chance para recuperar de uma vez a camisa 1.
"Quero muito ter uma grande atuação contra o Fluminense para que possa mostrar ao Ney que estou pronto para ser novamente o titular do Botafogo. Trata-se de um clássico, de um jogo muito complicado pela qualidade de nosso rival e porque precisamos muito de um triunfo para nos recuperarmos na competição", comentou Renan.
O jovem goleiro do Botafogo, revelado nas categorias de base, reconheceu que está temendo perder a posição para Castillo, que tem mais experiência. "O Castillo é um grande goleiro e estaria mentindo se falasse que não fiquei preocupado por ter dado essa brecha para ele. Mas agora que terei uma oportunidade. Chegou a minha vez de aproveitar", reforçou.
Ney Franco, por sua vez, aprova a disputa pela titularidade no gol do Botafogo. "Ter dois jogadores desse nível para o gol é algo muito bom para qualquer treinador e para qualquer equipe. O Renan e o Castillo são capazes de dar conta do recado em qualquer jogo e isso deixa a gente muito mais tranquilo. Graças a Deus não considero essa disputa um problema, e sim solução", disse o técnico.
A disputa entre os dois começou a ficar acirrada já durante o Campeonato Carioca, mesmo com Castillo se recuperando de uma cirurgia no joelho direito. O uruguaio disse que tinha saído do time por motivo de lesão, que era titular e queria a vaga por ser mais experiente e defender sua seleção. Na ocasião, Renan rebateu lembrando que também pertencia à seleção brasileira de juniores.
Recentemente, antes de entrar no time contra o Grêmio, Castillo chegou a cogitar a possibilidade de sair caso não pudesse jogar, pois entendia que não teria condições de continuar sendo convocado se permanecesse no banco. O arqueiro nunca escondeu o desejo de disputar a Copa do Mundo pela Celeste.
Além de Renan e Castillo, o Botafogo contra com os goleiros Flávio, contratado após se destacar pela Cabofriense no Estadual, e Luís Guilherme, revelado nas categorias de base e titular da seleção brasileira sub-17. Lopes, outra opção, foi cedido por empréstimo ao Ceará para a disputa da Série B do Brasileiro.