postado em 04/06/2009 11:21
Uma das equipes que mais pontuou como visitante neste início de Campeonato Brasileiro, o Santos terá pela frente dois jogos consecutivos fora de casa para provar que realmente será um adversário incômodo dentro do Brasileirão quando estiver atuando longe de seus domínios. Nesta quinta-feira, o primeiro desafio é o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel. Na semana que vem, dia 13, sábado, o rival será o Botafogo, no Engenhão.
Para o técnico Vágner Mancini, o desempenho de um time fora de casa é fundamental, pois além de somar pontos, evita que alguns de seus principais concorrentes pontuem também. "Isso é muito importante, pois quando você joga fora, tira pontos das outras equipes e elas vão deixar de somar em casa. Isso no final da competição faz muita falta. Fatalmente você acaba subindo muito mais na tabela se vence fora de casa", analisou.
Na avaliação do treinador, porém, o que não pode acontecer é o Peixe empatar ou vencer um jogo fora de casa e depois não confirmar a boa sequência como mandante. "Daqui a algumas rodadas, o campeonato se divide entre os que vão lutar pelo título, a zona intermediária e quem vai brigar para não cair. Por isso, aquele empate na estreia, contra o Grêmio, em Porto Alegre, teria sido bom se nós tivéssemos derrotado o Goiás em casa na rodada seguinte", disse Mancini.
"Como não vencemos na Vila, aquele ponto no Olímpico acabou sendo ruim, porque somamos apenas dois pontos", exemplificou o comandante.
O ideal, nas contas de Vágner Mancini, é sempre estar oscilando entre 60 e 70 % de aproveitamento. Para isso, será fundamental conquistar bons resultados nas próximas duas rodadas, nos confrontos diante do Ramalhão e do Botafogo.
"Agora será muito importante, com duas partidas fora, somar o maior número de pontos possível. Claro que seis pontos seriam o ideal, mas se conquistarmos pelo menos quatro, estaremos sempre perto de 60, 70% dos pontos marcados. Com esta média, fatalmente estaremos sempre entre os cinco, seis primeiros colocados do torneio", finalizou Vágner Mancini.