O Botafogo continua se preparando para o clássico do próximo domingo (7/6), às 18h30 (de Brasília), contra o Fluminense, no Maracanã, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com apenas três pontos conquistados, o Glorioso precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento. Por isso, o técnico Ney Franco e os jogadores têm trabalhado com empenho a fim de apresentar diante dos tricolores uma forte marcação no campo do adversário.
No trabalho realizado na manhã desta quinta-feira, no Estádio Engenhão, o treinador paralisou a atividade várias vezes cobrando justamente que o time marcasse a saída de bola do adversário. Essa sempre foi uma característica do comandante botafoguense.
"A marcação tem que começar lá na frente mesmo, pois assim nós conseguimos prejudicar a saída do nosso rival para o ataque, dificultamos o setor de criação deles e, além disso, temos mais condições de recuperarmos a posse de bola", disse Ney Franco, cuja opinião é a mesma do capitão da equipe, o zagueiro Juninho.
"Com três zagueiros, ou com apenas dois na zaga e três volantes, ou no 4-4-2, enfim, em qualquer esquema a marcação deve mesmo começar no campo do nosso rival. Isso gera muitas dificuldades na saída de bola e sei como isso é difícil quando nos marcam no nosso campo", disse o defensor.
Durante o treino desta quinta-feira o esquema 4-4-2 foi usado por Ney Franco, com a grande novidade sendo a presença do zagueiro Emerson, que formou dupla com Juninho. Com isso, Eduardo foi para a lateral esquerda, com Thiaguinho atuando como volante. Dessa maneira, apesar de não estar rendendo o esperado, Alessandro segue na lateral direita. Pior para o atacante Laio, que com o abandono do 3-4-3, foi para o banco de reservas, com Tony formando dupla de frente com Víctor Simões.
Com essa formação, os titulares venceram por 4 a 0, com gols de Tony, Víctor Simões, Lucio Flavio e Fahel. A formação usada por Ney Franco foi a seguinte: Renan, Alessandro, Emerson, Juninho e Eduardo; Leandro Guerreiro, Fahel, Thiaguinho e Lucio Flavio; Tony e Víctor Simões.
A definição da formação que vai a campo acontecerá apenas no treino marcado para a tarde desta sexta-feira, novamente no Engenhão. No sábado pela manhã acontecerá um recreativo, que vai anteceder o período de concentração.