postado em 04/06/2009 20:09
Emerson Leão comandou nesta quinta-feira seu primeiro treino no retorno ao Sport e já pediu para que a torcida lote a Ilha do Retiro neste domingo, contra o Flamengo. E o treinador vai assistir à sua primeira partida à frente do Rubro-negro perto das arquibancadas. O ex-goleiro terá de cumprir suspensão do STJD e acompanhará o duelo das cabines de rádio e televisão, passando suas ideias pelo celular.
A pena foi imposta ao treinador por seu comportamento no jogo em que se despediu do Atlético-MG, seu último clube antes de acertar a volta ao Recife. No intervalo do segundo confronto das finais do Campeonato Mineiros, o tricampeão mundial invadiu o gramado e pegou gancho de 120 dias. A diretoria do Sport recorreu, mas o julgamento só ocorrerá na terça-feira.
Mais distante de seus jogadores em sua reestreia, Leão utilizará os treinamentos para lembrar que a equipe é a mesma que fez sucesso na Libertadores, liderando um grupo considerado o mais difícil daquela fase, com a atual LDU e os tradicionais Palmeiras e Colo Colo, e eliminado apenas nos pênaltis pelo Verdão nas oitavas de final.
"Há 15 dias, o time era elogiado, e não há motivos para deixar de ser. É lógico que há uma queda quando você sai de uma competição na qual você estava se preparando, mas precisamos superar esse desgaste e algumas contusões que têm prejudicado", discursou o treinador, usando seu exemplo para motivar seus novos comandados.
"Recebi propostas de Dubai, do Irã, mas vim para o Recife, Se eu encontrei motivação para sair de São Paulo e voltar aqui, os jogadores também têm que encontrar. Por isso o melhor é ter um estádio lotado no domingo. Não cheio, mas superlotado. Também por que eu preciso receber, né amigo?", sorriu o ex-goleiro.
Para retornar ao primeiro clube em que trabalhou como técnico, Leão aceitou parcelar em 40 vezes a dívida de R$ 2,5 milhões originada em 2000, além de receber uma boa parte como entrada no momento em que assinou o contrato. Junto com ele, desembarcam na Ilha do Retiro Fernando Leão, seu sobrinho e auxiliar técnico que ficará no campo contra o Flamengo, e o preparador físico Rodrigo Chaves.
Um novo preparador de goleiros também deve chegar. O restante da comissão técnica será o mesmo que trabalhou com Nelsinho Baptista, que já serviu como fonte para Leão conhecer o elenco rubro-negro. "Tive a chance de falar com o Nelsinho e ele só fez elogios, dizendo ser um time que sempre se compromete em disputar e lutar", contou o novo técnico.