postado em 05/06/2009 11:32
A decisão de a Force India disputar o Mundial 2010, divulgada pela revista alemã Auto Motor und Sport, já mexeu com os bastidores da Fórmula 1. Nesta sexta-feira o vice-presidente da Fota (Associação das Equipes de Fórmula 1), John Howett, anunciou que o time de Vijay Mallya será suspenso caso a notícia esteja correta.
O milionário Mallya ainda não chegou a Istambul para esclarecer a veracidade das informações, o que só deve ocorrer neste sábado. De qualquer forma, Howett, já se adiantou e prometeu a mesma suspensão dada a Williams no último dia 27.
"Ainda não tive a oportunidade de conversar com Vijay diretamente, mas ele estava de acordo com as condições impostas pela FOTA para correr em 2010", afirmou o dirigente. "Mas é provável que eles serão suspensos, se isso for verdade", revelou.
A Force India foi um dos nove times da categoria que concordaram em só disputar o próximo campeonato caso uma extensão do Pacto da Concórdia seja assinada - desta forma, as equipes pretendem acabar com o teto orçamentário de R$ 128 milhões imposto pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para 2010.
Howett, entretanto, prometeu analisar o caso para verificar se realmente trata-se de uma "traição". "Talvez, por questões comerciais, com os financiadores deles, ou jurídicas, totalmente alheias a outra equipe ou apoio, a Force India foi obrigada a se inscrever. Vou conversar cara a cara com Mallya", explicou.