postado em 07/06/2009 21:15
Com um belo gol de Fred nos minutos finais, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 x 0, neste domingo, no Maracanã, e deu uma sobrevida ao técnico Carlos Alberto Parreira. O comandante botafoguense, Ney Franco, ao contrário, fica em situação delicada.
Com o triunfo, o time das Laranjeiras dá belo salto na tabela, chegando aos oito pontos e à sétima colocação. O Botafogo permanece com apenas três pontos em cinco partidas e sem nenhuma vitória no Campeonato Brasileiro, ocupando a indesejável 18ª posição, na zona de rebaixamento.
"Foi uma vitória importante, que nos dá tranquilidade e, espero, marque nossa arrancada na competição", disse o atacante Leandro Amaral, que não atuava havia quase três meses, por conta de contusão no joelho. "Para mim foi particularmente bom, ter dado o passe para o Fred fazer o gol da vitória", comemorou.
O Botafogo começou a partida um pouco melhor, adiantando a marcação e valorizando a posse de bola. Com mais presença ofensiva, a equipe do técnico Ney Franco levou perigo aos cinco minutos, em um chute cruzado e rasteiro, que saiu à direita de Ricardo Berna.
Apesar de os dois times precisarem muito da vitória, a postura dos jogadores não indicava isso. Com trocas de bolas lentas, eram poucas as chances de gol. O Botafogo dominava, mas errava o último passe. O Fluminense, por sua vez, nem isso conseguia. Errando muito no meio de campo, o ataque tricolor passou praticamente despercebido na primeira etapa.
Apenas nos dez minutos finais, quando o Botafogo pareceu relaxar a marcação, o Fluminense ensaiou uma certa pressão. Mesmo assim, as jogadas eram pouco contundentes. A melhor chance dos comandados do técnico Carlos Alberto Parreira surgiu aos 29, quando Thiago Neves lançou Carlos Eduardo, mas Renan saiu rápido e abafou a conclusão do meia adversário.
O segundo tempo foi mais aberto, com os times sentindo a urgência pela vitória. Logo com um minuto, Tony recebeu livre e chutou cruzado, para fora, quase abrindo o marcador. O Fluminense, porém, passou a dominar as ações, aproveitando uma série de passes errados do adversário na saída de bola.
Thiago Neves desperdiçou a melhor chance tricolor até então. Ele recebeu livre de Fred, aos nove minutos, mas hesitou na conclusão e permitiu que Renan saísse a seus pés e colocasse a bola a escanteio.
O ritmo das equipe voltou a diminuir e Parreira resolveu mexer na equipe, sacando Carlos Eduardo e Thiago Neves para lançar Maurício e Leandro Amaral. E a presença do atacante seria decisiva, como se veria pouco antes do apito final.
Os erros continuaram mais frequentes que os acertos e a partida parecia destinada a um péssimo empate para ambos. Foi aí que Leandro Amaral pegou a defesa botafoguense em linha e fez belo passe para Fred, aos 43.
O centroavante teve calma para encobrir Renan e completar de cabeça para o gol vazio. Vitória do alívio tricolor e que colocará enorme pressão sobre Ney Franco e seus jogadores.
Ficha Técnica
Fluminense 1 x 0 Botafogo
Fluminense - Ricardo Berna; Diogo, Cássio, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Marquinho, Conca e Carlos Eduardo (Maurício, e depois Fabinho); Thiago Neves (Leandro Amaral) e Fred. Técnico: Carlos Alberto Parreira
Botafogo - Renan; Emerson, Juninho e Eduardo; Alessandro (Júnior), Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flavio e Thiaguinho (Léo Silva); Tony (Laio) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco
Gol - Fred, aos 43 minutos do segundo tempo.
Árbitro - Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos - Carlos Eduardo (Fluminense); Juninho, Alessandro, Thiaguinho e Lucio Flavio (Botafogo)
Renda - R$ 191.617,50
Público - 13.729 pagantes
Local - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)